InfoMoney testou Audi A3 Sedan; confira nossas impressões

Sedã conta com potente motor turbo 1.8 TFSI de 180 cv e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas

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SÃO PAULO – Quando você pensa em um carro sedã, provavelmente te vem à mente aquela clássica imagem de um veículo para “tiozão”: frente e traseira grandes, interior espaçoso para a família, porta-malas amplo ótimo para viagens e preços não tão acessíveis. O Audi A3 Sedan não foge à regra, apesar de a montadora ter dado um ar esportivo para o modelo.

O carro, que chegou ao mercado brasileiro no início do ano, recebeu um design ousado para um sedã, como teto baixo e suspensão esportiva. Além disso, ele é alimentado por um vigoroso motor turbo 1.8 TFSI de 180 cv e câmbio S-Tronic, de dupla embreagem e sete marchas, que acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.

O grande diferencial da motorização desse Audi é a alimentação tanto por injeção direta como indireta. Ao todo, são oito bicos injetores: quatro na câmara de combustão (sistema direto) e quatro no coletor (indireto). Como funciona? Quando o motor trabalha sob carga parcial, passa a agir a injeção indireta, que torna o carro mais eficiente.

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Vale ressaltar que o carro, por si só, já é bem econômico, com um gasto médio de 10 km/l de gasolina na cidade e 14 km/l na estrada. Além disso, ele ainda conta com sistema start-stop, que desliga o motor em paradas, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.

O sistema Audi Drive Select regula o pedal do acelerador, rigidez da suspensão, assistência da direção e câmbio S tronic permitindo ao motorista variar entre os modos de direção Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual. É possível ainda trocar as marchas da transmissão S tronic por meio dos shift paddles, aletas localizadas atrás do volante.

Assim como o motor, o interior não deixa a desejar. O painel tem um desenho simples e clean, mas com ar elegante, sendo que o destaque são as saídas de ar que lembram turbinas de avião.

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O que chama a atenção logo ao entrar no modelo são as soluções tecnológicas investidas; o banco do motorista, por exemplo, possui ajuste elétrico, enquanto o espelho retrovisor interno é antiofuscante automático. Já os aficionados por gadgets vão adorar o display de 7 polegadas que emerge eletronicamente do painel de instrumentos. A versão topo de linha do sistema é o MMI Navigation Plus com MMI touch e conta com um drive de memória interna de 40GB de capacidade, DVD, rádio com triplo sintonizador, oito alto-falantes, comando de voz, conexão Bluetooth e uma tela sensível ao toque na qual o motorista escreve letras ou números com o dedo para introduzir informações de navegação ou para fazer ligações.

O carro ainda é equipado com bancos de couro sintético, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico, xenônio, isolamento acústico, sete airbags (frontais, laterais e de joelhos), volante de três raios com controles multifuncionais, sistema de informações DIS (Driver Information System), freio de estacionamento eletromecânico, piloto automático, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e sistema de direção assistida sensível com acionamento eletromecânico de alta eficiência.

A Audi se preocupou com os mínimos detalhes do carro, que muitas vezes nem são percebidos pelo cliente: carpete do porta-malas é de veludo e não de feltro; as costuras são precisas e sem falhas, até mesmo nas áreas mais difíceis do volante; e a forração em tecido e os detalhes em couro não ficam enrugados ou com marcas.

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O porta-malas, símbolo dos sedãs, é contido; são 425 litros de capacidade, podendo atingir 880 litros rebatendo os encostos dos bancos traseiros. O volume é um pouco menor do encontrado no Toyota Corolla (470 litros), no Citroën C4 Lounge THP (450 litros) e no Honda Civic (449 litros). Por outro lado, tem 45 litros a mais que no Audi A3 Sportback e 60 litros a mais que no modelo de três portas.

A carroceria do carro é feita de alumínio, aço temperado, aço de alta resistência e de plástico de alta resistência, que somam 1.295 kg; só os aços temperados na matriz constituem 26% da carroceria do modelo. São 445,6 cm de comprimento, 263,7 cm entre-eixos, 141,6 cm de altura e 179,6 cm de largura. Além disso, o veículo conta com lanternas horizontais de LEDs, faróis de neblina , escapamento com ponteiras duplas e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Porém, nem tudo é perfeito, nem o A3 Sedan. Apesar de confortável e apresentar bom espaço para as pernas, os passageiros mais altos podem ficar desconfortáveis no banco traseiro; outro problema no banco traseiro é o túnel central que é alto e atrapalha o quinto ocupante. Além disso, falta câmera de ré, sensores de estacionamento e entrada USB (há uma entrada que requer um cabo específico da montadora para seu celular ou outro cabo adaptador).

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A versão completa do A3 Sedan, que foi a disponibilizada para a equipe do InfoMoney, custa R$ 134.620.