Inadimplência em condomínios em SP cai quase 28% no primeiro semestre

Dado é comparativo ao mesmo período em 2007; região central destaca-se como a mais inadimplente

Publicidade

SÃO PAULO – A inadimplência em condomínios na cidade de São Paulo caiu 27,40% no primeiro semestre de 2008, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Grupo Hubert divulgado nesta segunda-feira (14), foram distribuídas 6.840 ações contra inadimplentes nos fóruns da capital paulista nos seis primeiros meses do ano, contra 9.422 ações de janeiro a junho de 2007.

Ainda considerando o primeiro semestre, a região central destaca-se como a mais inadimplente, com 2.562 ações, seguida pela região de Santo Amaro, com 778 ações e a região do Jabaquara, com 673 ações. As regiões com menor inadimplência são a da Freguesia do Ó, com 49 registros de ações, Ipiranga, com 118, e a de São Miguel, com 140.

Dados mensais

Na análise mensal, a inadimplência em condomínios retomou seqüência de alta interrompida em maio. O número de ações contra inadimplentes subiu 9,08% em junho na comparação com o mês anterior, segundo a pesquisa.

No sexto mês do ano, 1.288 ações foram registradas, contra 1.173 em maio.

A pesquisa aponta ainda que, dentre as regiões, houve recuos acentuados em São Miguel (-70%) e Tatuapé (-34,29%). Entre as altas, destaque para Vila Prudente (140,91%) e Santana (53,01%).

Confira abaixo a tabela com a inadimplência das regiões no acumulado do primeiro semestre:

Continua depois da publicidade

Regiões número de ações
Central 2.562
Santana 558
Santo Amaro 778
Jabaquara 673
Lapa 194
São Miguel 140
Penha 359
Itaquera 207
Tatuapé 401
Vila Prudente 242
Ipiranga 118
Pinheiros 559
Freguesia do O 49

Fonte: Grupo Hubert

De acordo com o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Hubert Gebara, o projeto de lei 466/04, que permite o protesto do boleto de cobrança dos condomínios, em caso de inadimplência, depois de sancionado, deverá gerar ciclo de queda nas ações de cobrança, até o final do ano.

O projeto de lei foi aprovado em junho. Por enquanto, devido à multa de apenas 2%, a inadimplência chega, no vencimento, a 20% na carteira de algumas administradoras.