Oferecido por

Icatu lança solução inédita que facilita a locação de imóveis

Icatu Seguros cria solução para agilizar contratos e garantir proteção dupla para inquilinos e locatários

MoneyLab

Publicidade

O valor do aluguel subiu o triplo da inflação nos últimos 12 meses. Uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FipeZap) com base nos anúncios de 25 cidades, indica que os aluguéis aumentaram 16,16% entre setembro de 2022 e o mesmo mês deste ano, enquanto a inflação está na casa dos 5%. Apenas no acumulado de 2023, a alta já chega a 13,26%. Com isso, os proprietários aumentam valores — e exigências — na hora de fechar novos contratos e as imobiliárias procuram soluções inovadoras para ajudar os inquilinos.

Segundo especialistas, a alta deste ano se dá sobre um preço já majorado. Em 2022, o aumento dos aluguéis chegou a 16,5%, a maior alta desde 2011. Em um contexto de elevação de preços e menos imóveis à disposição, os locatários contam com as imobiliárias para buscar estratégias para garantir locações, que vão além das tradicionais negociações e a busca por fiadores, seguro fiança, títulos de capitalização e depósito caução.

De olho na oportunidade e no momento do mercado, a Icatu Seguros, a maior seguradora entre as independentes do país em seguro de vida, previdência e títulos de capitalização, criou uma solução para facilitar a locação e proteger as partes envolvidas de imprevistos. Presente em todo o Brasil, com 10 milhões de clientes, a companhia é a pioneira na criação do Icatu Dupla Garantia, um produto que une as características e os benefícios do Icatu Garantia de Aluguel, título de capitalização na modalidade de instrumento de garantia, a um seguro prestamista. Ou seja, além de facilitar a locação de um imóvel caso você não tenha um fiador, o Dupla Garantia também poderá cobrir o valor do aluguel em caso de imprevistos, como por exemplo em casos de morte ou invalidez por acidente.

Planilha Gratuita

O seu bolso vai agradecer

Organize a sua vida financeira com a planilha de gastos do InfoMoney; download liberado

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O grande diferencial desta solução é que ela possibilita uma camada adicional de proteção tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Enquanto a capitalização protege o locador em caso de inadimplência do locatário, o seguro prestamista tende a cobrir o saldo do contrato de aluguel em situações de imprevistos que afetem a capacidade financeira do inquilino, como morte ou acidentes. Essa combinação proporciona maior tranquilidade e estabilidade para ambas as partes envolvidas no contrato de locação. Além disso, o Dupla Garantia conta também com uma cobertura para perda de renda e não exige a Declaração Pessoal de Saúde (DPS), tornando o processo ainda mais ágil e sem burocracia contratual”, explica Marcelo Oliveira, Diretor de Produtos de Capitalização da Icatu.

Trata-se de uma evolução no mercado imobiliário que além de proteger a parte financeira, se preocupa também em proteger as pessoas e suas famílias.

“A união do Garantia de Aluguel com o seguro prestamista vem para potencializar o conceito de proteção completa, algo que nós acreditamos e temos investido bastante ao longo dos últimos anos. A solução é resultado da combinação da experiência adquirida pela Icatu no mercado imobiliário e da nossa presença consolidada no segmento de pessoas, além de uma escuta atenta às necessidades dos nossos parceiros comerciais. Essa é a mensagem que queremos transmitir ao mercado com o lançamento: a Icatu segue estudando e apostando na sinergia entre os seus produtos para oferecer sempre o melhor para clientes, parceiros comerciais e corretores”, afirma Luciana Bastos, Diretora de Produtos de Vida da Icatu.

Na prática, as imobiliárias oferecem essa possibilidade aos clientes para reduzir o tempo de espera pelo imóvel e garantir ao proprietário que não haverá inadimplência. A contratação é simples com objetivo de diminuir possíveis morosidades na hora de realizar contratos de locação – o que algumas vezes acaba inviabilizando o negócio, especialmente em um momento de alta demanda. A modalidade pode ser usada por quem deseja alugar imóveis de todos os portes no país, seja comercial ou residencial.

O aluguel de imóveis é um serviço que compromete cerca de 30% do orçamento familiar, e dentro da inflação de serviços tem peso de 10%. Por se tratar de um serviço indexado, os contratos têm reajustes anuais fixados pela inflação, com Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou IGP-M.  Por isso, a previsibilidade trazida pelo novo produto da Icatu é vista com bons olhos por quem atua no setor imobiliário, pois na garantia locatícia da Icatu não há reajuste posterior.

Para os corretores, essa alternativa é um argumento importante na hora de fechar negócios. Além disso, a Icatu disponibiliza uma plataforma de capacitação exclusiva com treinamentos de desenvolvimento pessoal e de produtos, fórum de dúvidas, curso de venda consultiva, entre outros. Para saber mais, clique aqui.

Benefícios extras para corretores, inquilinos, proprietários e imobiliárias

Corretor

Inquilino

Proprietário

Imobiliária

Veja as principais diferenças entre as opções de locação

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.