Publicidade
SÃO PAULO – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) passou a disponibilizar, desde a última quinta-feira (02), um serviço on-line e gratuito para que os usuários de GPS possam ter acesso a coordenadas de alta precisão no Sirgas2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), sistema de referência oficialmente em uso no Brasil.
O software está disponível no link www.ppp.ibge.gov.br, e abrange três categorias de aparelhos em uso: o recreacional, encontrado em celulares, automóveis, embarcações e computadores; o topográfico, usado por engenheiros para levantamentos de perímetro de uma propriedade rural; e o geodésico, também usado por engenheiros para atividades como medição dos movimentos da crosta terrestre.
Com isso, as pessoas que utilizam esses aparelho poderão ter informações sobre a latitude, longitude e altitude de pontos no território brasileiro.
Planner InfoMoney
Mantenha suas finanças sob controle neste ano
Vantagens
Segundo o instituto, uma das vantagens da ferramenta é que ela torna desnecessário que o usuário tenha conhecimentos técnicos profundos para a obtenção de coordenadas de maior precisão. Além disso, a pessoa não precisará comprar um software para processamento dos dados.
Como as coordenadas calculadas pelo IBGE-PPP estão referidas ao Sirgas2000, garante-se que as informações obtidas pelos usuários estarão consistentes com o padrão oficial.