IA está sendo usada para falsificar notas fiscais e enganar sistemas corporativos

Uma das plataformas registrou um prejuízo de cerca de 1 milhão de dólares em falsificações de notas fiscais

Camila Lutfi

Publicidade

Após uma viagem a trabalho ou almoço de negócios, o envio da nota fiscal comprova alguns gastos que deverão ser reembolsados pela empresa ao funcionário. Porém, algumas empresas estrangeiras têm registrado documentos falsos, gerados por inteligência artificial (IA), enviados para enganar os sistemas de controles de gastos.

De acordo com reportagens do New York Times e Financial Times, a plataforma AppZen identificou que cerca de 14% das notas enviadas para os sistemas de auditoria em setembro eram falsas e criadas por IA.

Já a Ramp também encontrou notas falsificadas no período, em um prejuízo estimado de US$ 1 milhão (R$ 5,38 milhões).

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Para evitar um possível rastreamento das imagens, alguns colaboradores enviavam capturas de tela recortadas, o que dificulta a análise da foto e também de encontrar sua origem.

A criação dessas imagens foi realizada com comandos simples para as ferramentas de IA, tentando esconder a real finalidade. Quando elas questionavam um possível comportamento ilícito, justificativas simples de outros motivos para a produção das fotos já conseguiram criar os produtos fraudulentos.

Para efeitos de comparação, a reportagem do InfoMoney perguntou ao ChatGPT se poderia criar uma imagem de nota fiscal com algumas informações específicas e a plataforma confirmou a possibilidade, sem maiores dúvidas sobre a finalidade dessa foto. Contudo, a presença de QR Codes nas notas brasileiras dificulta a falsificação.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a produção de imagens com documentos como nota fiscais é configurado como fraude e pode causar na demissão por justa causa do funcionário, além de um possível processo.