Publicidade
SÃO PAULO – Quando o assunto é TV Digital uma série de novos termos são citados. Saiba o que significa cada um deles!
– Enhanced Definition Television é o sistema mais utilizado na Europa e é um formato indicado para telas menores que 20 ou 25 polegadas de diagonal. Depois desse tamanho, o ideal é utilizar a HDTV.
– é um formato que oferece 1080 linhas horizontais de resolução com scanning progressivo, o que também é denominado 1080p. A maior parte das televisões de alta definição usam o 1080i, mesma resolução, porém com scanning entrelaçado.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
- Scanning entrelaçado – apresenta alguns problemas como o Line twitter, onde o contorno de pessoas ou objetos em movimento aparece deslocado para um lado, ou o flicker, que causa defeitos que são ressaltados em telas maiores ou então quando o monitor é observado a curta distância.
Scanning progressivo – para contornar os problemas do modo entrelaçado foi desenvolvido o método de escaneamento não-entrelaçado ou progressivo que evita os defeitos descritos acima, desde que a fonte seja realmente de um sinal progressivo. Nesse processo, diferentemente do entrelaçado, as linhas impares e pares são combinadas e reproduzidas ao mesmo tempo formando um quadro completo.
– ou High Definition Multimedia Interface, é um novo tipo de conector de áudio e vídeo que com tecnologia revolucionária substitui os cabos e conectores que fazem as ligações de áudio e vídeo entre uma TV e um aparelho de DVD ou um set top box, por exemplo, por apenas um cabo conector, aumentando a performance dos aparelhos. A maior vantagem desse novo padrão é que a conexão, tanto de áudio quanto de vídeo, é feita digitalmente, apresentando a melhor qualidade possível de áudio e vídeo.
– do inglês High Definition Television é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior ao dos formatos tradicionais. Com exceção de formatos analógicos adotados na Europa e Japão, o HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital. Os padrões HDTV atuais são definidos como 1080i (interlaced), 1080p (progressive) ou 720p usando uma proporção de tela de 16:9.
– capacidade de recepção de sinais digitais em notebooks e também por televisores especiais localizados em ônibus e automóveis, por exemplo.
Continua depois da publicidade
– capacidade de recepção de sinais digitais em telefones celulares e PDAs.
– cabo que oferece melhor qualidade de imagem do que o vídeo composto. No vídeo composto existem apenas dois fios, um para transmitir o sinal de vídeo e outro que é o terra. Já no S-Video, três fios são usados; um para transmitir a imagem em preto-e-branco, outro para transmitir as informações de cor e um terceiro que é o terra. Este cabo passa somente o sinal de vídeo, e é necessário usar um cabo tipo 2 + 2 RCA para transmissão do áudio.
– Standard Definition Television é um sistema com 525 linhas/quadro, com varredura intercalada. O sistema possui 483 linhas ativas por quadro. O SDTV não pode ser considerado sinais de alta definição (HDTV) nem sinais de televisão de definição melhorada (EDTV).
– equipamento que se conecta ao televisor e a fonte externa de sinal e transforma este sinal em conteúdo, no formato que possa ser exibido na tela. Para a recepção da TV Digital será necessário adquirir o equipamento uma vez que os televisores atuais não possuem ainda um sintonizador específico para esta recepção.
– cabo que oferece uma qualidade de imagem melhor do que a do S-Video, sendo a conexão de vídeo preferida para ser usada entre seu aparelho de DVD e sua TV ou projetor. O vídeo componente usa três cabos, um com conector verde, um azul e um vermelho. O áudio precisa de outro cabo para ser transmitido.