Publicidade
SÃO PAULO – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou em entrevista nesta quarta-feira à rádio CBN que deverá regulamentar por decreto, ainda neste semestre, aplicativos de transporte como Uber, WillGo e Cabify. A decisão foi tomada depois do adiamento da votação do Projeto de Lei, que ocorreria na quarta-feira em sessão da Câmara dos Vereadores da cidade.
Muitos vereadores tinham a intenção de deixar para votar o projeto apenas depois das eleições, movimento com o qual Haddad não compactua, por pretender liberar os apps com regulação o mais rápido possível.
Com a decisão, Haddad torna-se o principal inimigo dos taxistas da cidade, que protestam constantemente contra o funcionamento do app – como ocorreu nesta quarta-feira. A classe de trabalhadores afirma que resistirá à regulamentação e acusa o prefeito de conflito de interesses depois da descoberta de que um sobrinho dele trabalha no Uber.
A regulamentação legaliza o funcionamento dos apps de carona por meio do pagamento de licenças mensais ou anuais e compra de créditos do uso viário, que terão preços definidos de acordo com o local em que os carros rodam e com o horário das viagens.
Dessa maneira, a Prefeitura terá maior controle sobre as vias, o número de carros será potencialmente limitado e os preços podem aumentar, ficando mais compatíveis como concorrência aos táxis.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro