Em qual momento você come panetone? Seu hábito pode revelar muito sobre você

Café da manhã, snack ou após o jantar? Hábito de consumo de panetone varia com idade, aponta pesquisa Worldpanel

Élida Oliveira

Panetone (Foto de Marcelo Verfe via Pexels)
Panetone (Foto de Marcelo Verfe via Pexels)

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Você prefere comer panetone no café da manhã, ao longo do dia como snack, ou após o jantar? Saiba que seu hábito de consumo pode dizer mais sobre você do que imagina.

Uma pesquisa feita pela Worldpanel by Numerator, que aponta os hábitos de consumo entre as gerações, indica que, em geral, os mais velhos preferem comer panetone após o jantar, e as gerações mais novas consomem como snack – naquele hábito de quem passa em frente ao panetone e já pega um pedacinho, sem nem parar para sentar.

Ocasiões de consumo

Para chegar a esta conclusão, a pesquisa levantou quais são as ocasiões de consumo individual, e filtrou as idades dos entrevistados.

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Os dados indicam que os boomers (acima de 61 anos) consomem panetone com maior frequência após o jantar, como uma sobremesa.

A geração X (45 a 60 anos) consome mais panetone no café da manhã e após o jantar.

Já os millenials (30 a 44 anos) comem panetone sempre que há oportunidade – no café da manhã, como snack ou após o jantar.

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E a geração Z (15 a 29 anos) tende a comer como snack.

Presença das gerações nas ocasiões de consumo (%)
Geração \ OcasiãoCafé da manhãSnackJantar
Boomers (61+ anos)6,27,220
X (45-60 anos)25,616,825
Millenials (30-44 anos)31,735,535,7
Z (15-29 anos)2527,87,9
Alpha (0-14 anos)10,110,99,3
Fonte: Worldpanel

Toda hora é hora

A pesquisa também indica um aumento nas ocasiões de consumo de panetone, se comparado à temporada de Natal anterior. Foram mais de 80 milhões de novas ocasiões de consumo de panetone no café da manhã, aumento de 200%.

O dado reflete quantas vezes as pessoas indicaram que comeram panetone, e não a venda de produto individualmente.

Ocasiões de consumo semanais de panetone (milhões)
202220232024Gerações
Café da manhã3340119Z e X
Snack312529Millenials, Alpha e Z
Jantar10615X e Boomers
Fonte: Worldpanel

“O café da manhã começa a ter um ponto importante para os millenials, que estão ganhando importância no consumo do panetone nesta ocasião. Já os baby boomers gostam de terminar o dia com um bom panetone para fechar o dia com alegria”, afirma David Fiss, diretor comercial da Worldpanel.

Prato principal

Os dados apontam que o panetone vem ganhando protagonismo entre os brasileiros que escolhem o produto como prato principal de suas refeições.

Quando os entrevistados foram questionados se havia a presença de outro produto na mesa ao consumir panetone, 42% responderam que não, contra 26% na temporada anterior de Natal. A variação foi de 62%, puxada pelo café da manhã, indica a pesquisa.

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Tipo de panetone por ocasião de consumo

O consumo de panetone muda conforme a ocasião do dia, de acordo com os dados do Worldpanel.

No caso do café da manhã, o consumo do panetone ganha destaque ao ser o único produto do momento da refeição. Este consumo vem muito ligado à rotina. Segundo Fiss, um a cada quatro indivíduos consome o panetone antes de estudar ou trabalhar. “Isso indica praticidade e conveniência”, avalia Fiss.

As inovações, especialmente aquelas em tamanhos menores, têm seu lugar no snacking time, e muitos consumidores preferem comer o produto quente. É o momento do consumo individual. A pesquisa identificou um crescimento de 75% na venda de unidades menores de 100 gramas, com destaque para os de sabor chocolate.

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No jantar, o panetone assume papel secundário. Em 62% das ocasiões, ele é colocado na mesa para ser consumido após o prato principal, como sobremesa. Ganham destaque os panetones de chocolate, com presença em 98% das ocasiões, e o consumo compartilhado, em 95% das ocasiões.

“É o momento da família dividir, de comer esse panetone junto com os pais, os filhos, alguma visita”, afirma Fiss. “Cada geração vai ter a sua necessidade, versus a sua ocasião de consumo”, diz.