Proposta

Governo quer usar Whatsapp e Facebook para cobrar devedores

Pacote da Nova Previdência prevê uso do Whatsapp e Facebook para governo cobrar dívidas

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Dentro do pacote da reforma da Previdência, o governo vai incluir um projeto que prevê o uso de aplicativos de mensagens, redes sociais e call center para cobrar devedores. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Esta estratégia esta prevista no projeto de lei que deve ser entregue na próxima semana no Congresso e que está dentro do chamado pacote da Nova Previdência.

A intenção do governo é aumentar a recuperação de recursos que entraram na Dívida Ativa da União, que hoje é de R$ 2 trilhões. Com o uso destes serviços digitais há uma redução nos custos de cobrança e permite ao devedor regularizar seus débitos mais cedo, reduzindo a incidência de juros.

PUBLICIDADE

Hoje, o serviço de cobrança, feito pela PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), utiliza e-mails e cartas para notificar os devedores. Com a mudança, será possível cobrar por aplicativos de conversa e redes sociais.

Segundo a Folha, hoje existe uma permissão para o governo fazer ligações e enviar mensagens cobrando, mas o texto é muito genérico e  acaba impedindo que estas ações sejam realmente usadas.

O governo afirma que a cobrança cumprirá protocolos de segurança para evitar que contribuintes sejam vítimas de golpes ou fraudes, como cobranças falsas.

Fuja das dívidas: abra uma conta gratuita na XP e comece a investir com apenas R$ 30!