Google vai avisar você sobre enchentes, chuvas e outros fenômenos naturais; saiba mais

A empresa vai enviar alertas de eventos meteorológicos através dos aplicativos do Google Now e Google Maps

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O Google lançou nesta sexta-feira (22) o serviço de Avisos Públicos, com o intuito de avisar e informar os brasileiros sobre tempestades, alagamentos, geadas, umidade, enchentes, quedas de temperatura e outros fenômenos meteorológicos que aconteçam próximo de onde estão.

O serviço é feito em parceria com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), ligado ao Ministério da Integração Nacional; eles são os responsáveis por enviar as mensagens de aviso para o Google, com o grau de emergência de cada alerta. O Google, então, vai processar os avisos e disponibiliza-los para os usuários.

Cada usuário vai receber alertas de acordo com a geolocalização do smartphone do usuário e a gravidade deles – eles são divididos em alertas amarelos, laranja e vermelhos, sendo o vermelho o mais grave possível.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O usuário terá acesso a esses alertas através dos aplicativos do Google Maps e Google Now ou na página de Avisos Públicos do Google. Ainda não existem planos de integrar os alertas ao Waze, principal e mais utilizado serviço de GPS do Google.

Esse serviço está disponível em 12 países, incluindo o Brasil. O primeiro lugar em que foi implantado foi nos Estados Unidos, em 2012.

“A parceria do Ministério da Integração Nacional com o Google vai ajudar a salvar vidas. Com o serviço de alertas públicos vamos gerar informações de emergência, apoiar os profissionais envolvidos no atendimento e orientar a população, trazendo mais agilidade ao acesso e garantindo que a sociedade obtenha dados oficiais em tempo real”, disse o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Continua depois da publicidade

Confira como funciona nos smartphones:

Google Alertas Públicos