Google Pay começa a aceitar cartões de débito nos pagamentos online

Para encorajar o uso do pagamento por débito, o Google realizou algumas parcerias. Nomes como iFood e Claro já passaram a aceitar a novidade

Allan Gavioli

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – O Google apresentou nesta segunda-feira (14) uma nova função em seu sistema de pagamentos online, o Google Pay, com exclusividade para o mercado brasileiro. Agora será possível realizar pagamentos online dentro da plataforma com o cartão de débito. O recurso está presente em sites e aplicativos parceiros da companhia.

Para encorajar o uso do pagamento por débito, o Google realizou algumas parcerias. Entre alguns aplicativos parceiros que já passaram a aceitar a novidade estão iFood, Ingresso.com, Rappi, Peixe Urbano, Evino e Grin. Além dos aplicativos, a operadora de telefonia Claro disponibilizou a plataforma de pagamentos em seu app de compras de pacotes adicionais de ligações e internet.

A nova funcionalidade visa melhorar a forma como as compras são realizadas no Brasil, especialmente para quem não possui um cartão de crédito. Por enquanto, a função é compatível com cartões do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú e aceita as bandeiras Elo, Visa e Mastercard.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Reprodução/Google

“Temos certeza que este é mais um passo importante na longa jornada de inclusão digital e financeira dos brasileiros que não têm acesso a cartão de crédito e que, agora, passam a ter uma experiência mais simples e fácil com o débito on-line”, afirma João Felix, Líder de estratégia e operações do Google Pay para América Latina, em nota.

O Google não cobrará dos varejistas, emissores ou processadores de cartões pelo uso de sua plataforma de pagamento por débito. Felix diz que o objetivo da empresa é aumentar o uso do smartphone Android para diversos serviços.

De acordo com o Google, esse novo procedimento aumenta a segurança da transação e diminui a possibilidade de fraudes, já que os dados financeiros dos usuários não são compartilhados com as lojas, mas sim apenas com um número de conta virtual, que serve para a realização da transação.

Continua depois da publicidade

“Assim como todas as transações tokenizadas no Google Pay, quando o usuário escolhe pagar com débito no Brasil, o número do seu cartão não é compartilhado com o varejista”, diz Félix.

“Em vez disso, o Google Pay envia um número de conta virtual para representar as informações da sua conta e, assim, os detalhes reais do cartão ficam seguros”, conclui o executivo.

Aplicativo velho com função nova

Vale lembrar que o Google Pay já oferece a opção de pagamento por aproximação com débito – e crédito também – desde seu lançamento em 2017. Para pagar, basta aproximar seu smartphone com o NFC ativado da maquininha e aprovar a operação.

A novidade é que agora será possível realizar compras onlines com o cartão de débito. O novo recurso facilita as compras pela internet de quem não possui cartão de crédito ou não gosta de esperar a compensação do boleto bancário.

Invista seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.