Google Chrome apagou dados de usuário no Android com nova atualização

O Google não informa quais aplicativos foram afetados diretamente ou se haverá qualquer forma de reaver os dados perdidos

Allan Gavioli

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SÃO PAULO – O Google Chrome, navegador de internet do Google, recebeu nesse fim de semana uma nova atualização de software. Mas, em poucas horas, a empresa tirou a atualização do ar por conta de um erro de migração que simplesmente apagou todos os dados de diversos usuários em apps do Android.

A atualização para o Chrome 79 faz com que o local onde os dados web estão armazenados seja alterado. Por conta de uma incompatibilidade dessa versão do navegador com o WebView, plataforma que permite que outros apps do Android exibam conteúdo web, durante o processo de migração, os dados do usuário são perdidos.

Como explicou um usuário de Android em um fórum online, o erro aconteceu na hora de migrar o conteúdo do localStorage para o diretório do Chrome 79. O localStorage é um mecanismo de armazenamento que permite que um site ou aplicativo da web armazene dados no dispositivo do usuário.

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A falha foi notificada pelo 9to5Google, site de tecnologia especializado em novidades sobre a marca, e já foi detectada pela equipe do Google.

Segundo dados da própria companhia, estima-se que 50% dos usuários do Android já atualizaram o navegador. Há cerca de 2,5 bilhões de usuários do sistema operacional do Google no planeta.

O Google não informou quais aplicativos foram afetados diretamente ou se haverá qualquer forma de reaver esses dados perdidos durante a migração.

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Em uma publicação no fórum online do Chromium, projeto do Google no qual o Chrome e outros navegadores são baseados, um engenheiro da companhia explicou que há um time analisando formas para resolver o problema.

“No momento, estamos discutindo a estratégia correta para resolver esse problema –  que está marcado como P0 [prioridade mais alta]. Se você já está executando o Chrome 79 pouco poderá fazer além de sentar e esperar”, disse o engenheiro na postagem do fórum.

Por enquanto, a recomendação da empresa é que os usuários aguardem novidades sobre a resolução do caso.

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Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.