Golpe no Facebook Messenger pode roubar senhas dos usuários

As pessoas recebem um link ou um arquivo no formato SVG de um amigo e ao clicar já sofrem as consequências

Publicidade

SÃO PAULO – O Facebook Messenger está sendo alvo de um novo golpe que tem como objetivo roubar as senhas de acesso a sites e de dados financeiros dos usuários se disponíveis. As pessoas recebem um link ou um arquivo no formato SVG de um amigo – já afetado pelo vírus. Ao clicar na imagem a vítima é encaminhada para uma página falsa do YouTube, que pede para instalar uma extensão antes de ver o arquivo.

Um arquivo SVG (gráficos vetoriais escaláveis) é uma linguagem XML usada para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada.

Se a extensão é instalada, o malware consegue roubar informações e dados armazenados no sistema — incluindo logins e senhas de vários sites nos quais o usuário possui cadastro. Além de roubar contas do Facebook para enviar o mesmo link para todos os amigos adicionados.

Planner InfoMoney

Mantenha suas finanças sob controle neste ano

A empresa de segurança PSafe informou que está averiguando o problema. No entanto, neste momento, o domínio está fora do ar (pode ter sido retirado ou caído por excesso de conexão, já que o malware insere o código dele em todas as páginas acessadas e envia as informações para o hacker). O ataque ocorre no Brasil e já foram encontrados mais de 30 acessos. Segundo a empresa, as pessoas estejam sendo mais afetadas pelo acesso via desktop que por mobile.

Por enquanto, para se proteger o usuário não deve clicar em nenhum tipo de arquivo so tipo SVG. A assessoria do Facebook não se pronunciou sobre o caso ainda. 

Confira como pode aparecer uma arquivo deste tipo:

Continua depois da publicidade

 SVG

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.