Publicidade
SÃO PAULO – As montadoras automobilísticas General Motors, BMW e DaimlerChrysler anunciaram que estão trabalhando juntas no desenvolvimento de uma nova tecnologia para carros híbridos em um investimento que deve ultrapassar US$ 1 bilhão.
Há cerca de 18 meses, 500 engenheiros das três companhias estão envolvidos no projeto, que consiste em um sistema de última geração chamado dual-mode hybrid e que combina um motor movido à bateria elétrica e um à gasolina convencional.
Computador de bordo
A novidade em relação aos sistemas já existentes é um computador de bordo com finalidade de garantir o melhor uso possível dos motores, determinando em que velocidades ou ocasiões cada um deve ser usado.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Segundo representantes, a colaboração entre as montadoras no projeto ajuda a poupar custos e esforços, além de permitir a troca de idéias entre os melhores cientistas, o que resulta em um produto de melhor qualidade.
A DaimlerChrysler anunciou que usará a tecnologia no modelo 2008 de seu Dodge Durango, enquanto a GM pretende disponibilizá-la até o fim do próximo ano (2007) nas suas SUVs Yukon e Tahoe. A BMW, por sua vez, não quis se comprometer, mas disse que os planos são usá-la dentro de três a cinco anos em seus veículos.