Gin japonês é eleito melhor do mundo com minimalismo e vegetais regionais; veja preço

Gin fabricado no Japão venceu prêmio da London Spirits Competition, a maior competição do ramo

Equipe InfoMoney

(Kirker Greer Spirits/Reprodução do site)

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O gin Ukiyo Japanese Yuzu venceu o prêmio de “Gin do Ano”, segundo a London Spirits Competition, umas das competições de destilados mais famosas do mundo. Neste ano, 40 juízes se reuniram para coroar as melhores bebidas em 29 categorias diferentes na sétima edição do evento.

Projetado para destacar as marcas que os consumidores desejam comprar, o evento tem um histórico de descobrir produtos emergentes e oferecer algumas surpresas – como foi o caso do Ukiyo Japanese Yuzu, uma bebida oriental que ganhou a competição da cidade do gin, como é conhecida Londres.

Segundo Hudson Lindenberger, jornalista especializado na cobertura de bebidas, esse é mais um indicador do rumo que o gin está tomando, na medida em que mais pessoas optam pela bebida ao redor do mundo.

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O Yuzu que impressionou os jurados, segundo a Forbes, é feito a partir de uma tradicional bebida japonesa destilada chamada shochu, que é então redestilada com zimbro, yuzu (fruta cítrica) e uma grande variedade de vegetais regionais.

O gin japonês obteve 97 pontos em um total de 100 na competição. Sua distinta garrafa de duas cores foi projetada para se assemelhar às montanhas e oceanos de sua terra natal e também ganhou o prêmio de “Best Spirits by Package” (destilado com a melhor embalagem, em tradução livre). Um adendo, leitor: a embalagem da versão tradicional e ganhadora é a da direita, que fica amarela e azul, na imagem abaixo.

(Kirker Greer Spirits/Reprodução do site)

De acordo com relatório recente da IWSR, consultoria global especializada em bebidas alcóolicas, o mercado de gin está preparado para uma CAGR (taxa potencial de crescimento) anual de 5% nos próximos cinco anos.

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Embora o crescimento nos três maiores mercados de gin – EUA, Reino Unido e Espanha – seja moderado, são esperados fortes ganhos nos outros 20 principais mercados da bebida. Um deles é o Japão, segundo sondagem do jornal Lindenberger.

Novas marcas e as já establecidas vêm lançando versões de Gin para dar conta do aumento do consumo de coqueteis clássicos feitos à base da bebida, como Negroni, French 75, Aviation, Martini e a tracicional Gin Tônica. Uma desses novas participantes é a Ukiyo Spirits, uma marca localizada nos arredores de Tóquio.

Lançado há alguns anos pela Kirker Greer Spirits, o braço de bebidas destiladas da Drinksology Kirker Greer (Grupo DKG), o Ukiyo Spirits é o símbolo para o movimento moderno do gin. Como parte de um portfólio de produtos, incluindo uma agência criativa, uma plataforma de comércio eletrônico e uma empresa de distribuição, o Grupo DKG pode manter o controle dos interesses e desejos dos consumidores.

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Em sua página oficial, a Ukiyo Spirits indica sites para a compra das garrafas da marca: em média, elas custam £ 37, cerca de R$ 240 a garrafa.

O termo Ukiyo significa “mundo flutuante” e, segundo a marca, refere-se a “um estado de espírito que enfatiza viver o momento, desapegado das dificuldades da vida”. Para atingir esse estado, eles seguem métodos tradicionais de destilação japonesa, fazendo suas bebidas destiladas a partir de uma base de arroz com infusão de vegetais locais.

Eles produzem três gins distintos (Tokyo Dry, Japanese Blossom e Yuzu) junto com uma vodka de arroz japonês. Todos os quatro foram inscritos no concurso de Londres e ganharam medalhas de prata ou superior.

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A lista com todos os destilados ganhadores, como o melhor whisky, melhor vodka, melhor tequila, entre outras bebidas, está acessível no site oficial do prêmio: 2024 London Spirits Competition.