Publicidade
SÃO PAULO – O gasto mundial com TI (Tecnologia da Informação) deverá apresentar uma queda de 6% neste ano, na comparação com 2008. Segundo prevê a consultoria Gartner, os gastos totais deverão passar de US$ 3,4 trilhões para US$ 3,2 trilhões, no período.
Inicialmente a empresa havia previsto que o recuo seria de 3,8%, mas devido ao contínua corte nos gastos, apresentado no primeiro trimestre deste ano, a expectativa foi revista.
Segundo o vice-presidente de pesquisa da Gartner, Richard Gordon, embora a economia já mostre sinais de melhora, os consumidores continuam cortando gastos nesse setor e ainda devem demorar para abrir o bolso novamente.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Setores impactados
A consultoria ressalta que, enquanto cortes de gastos com softwares e hardwares se estabilizaram, os serviços de TI e telecomunicações continuam sofrendo impactos fortes, o que fez com a previsão de gastos sofresse nova queda.
Além disso, a valorização do dólar em muitos países também deverá contribuir para queda nos gastos.
Entre os segmentos, a maior queda deverá ser sentida no segmento de hardware para computador, com previsão de redução de 16,3% nos gastos. Por outro lado, softwares deverão apresentar a menor queda, de 1,6%.