Publicidade
SÃO PAULO – Pesquisadores do Nature Biotechnology, nos Estados Unidos, sequenciaram o genoma de um fungo e descobriram que ele pode produzir biocombustível mais eficiente que os utilizados atualmente.
O Trichoderma reesei, conhecido por estragar as roupas de soldados durante a Segunda Guerra Mundial, é capaz de quebrar as fibras de plantas em açúcares simples, utilizados na produção do combustível.
Utilização de plantas
Para os pesquisadores, com a descoberta, poderiam ser utilizadas plantas que não são alimentos para a produzir biocombustível. Atualmente, essas plantas não são utilizadas na produção devido à dificuldade de convertê-las em açúcar.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
O organismo utiliza as enzimas que cria para transformar fibras que não digeridas por humanos em formas de monossacarídeo.
O fungo poderia ser usado na indústria para secretar as enzimas, que seriam adicionadas em plantas para produzir o açúcar, que, por sua vez, seria fermentado para a produção do combustível.