Funcionários da Ford trocam o Blackberry pelo iPhone

Até o final deste ano, a montadora substituirá os smartphones da BlackBerry pelos aparelhos da Apple de pelo menos 3.300 trabalhadores.

Bloomberg

(Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – A Apple deu mais um passo rumo ao seu desejo de ser a fabricante do celular favorito dos consumidores corporativos. A Ford Motor está substituindo a tradicional Blackberry e implementando aparelhos iPhone para uso empresarial entre funcionários de todo o mundo. 

Até o final de 2014, a montadora substituirá os smartphones da BlackBerry pelos aparelhos da Apple de pelo menos 3.300 trabalhadores, afirmou Sara Tatchio, porta-voz da Ford. Ela ainda sinalizou que nos próximos dois anos, cerca de 6 mil funcionários receberão um iPhone para substituir os aparelhos com flip.

“A Ford vai contratar um analista de tecnologia móvel, cujo principal foco será supervisionar a implementação global do iPhone corporativo”, explicou a companhia, em comunicado.

Continua depois da publicidade

A fabricante do iPhone está buscando ampliar sua participação no mercado corporativo para usuários de smartphones e tablets. Na semana passada, a Apple anunciou que trabalhará em conjunto com a International Business Machines (IBM) para criar um software corporativo para o iPhone e o iPad. Após três décadas de rivalidade, a IBM ajudará a Apple a atender as necessidades de uma força de trabalho cada vez mais móvel. O acordo também ajuda a IBM a tentar atingir o nível das gigantes de tecnologia, como a Apple, que foram mais rápidas para aproveitar o boom da computação móvel.

“Vamos dar iPhone para todos”, explicou Tatchio. “Ele responde às necessidades gerais dos funcionários porque atende às nossas necessidades corporativas de uma maneira segura e às questões da nossa vida pessoal com um único aparelho”.

De acordo com a porta-voz da Ford, ter todos os funcionários usando o mesmo smartphone aprimora a segurança e simplifica o gerenciamento da tecnologia da informação. “A Ford não fez um investimento adicional para adotar o iPhone além do custo de substituição dos aparelhos”, disse Tatchio.

Continua depois da publicidade

A troca representa um grande golpe para a BlackBerry e seu CEO, John Chen, que procurou revitalizar a empresa dando prioridade aos serviços de software para corporações quando as vendas de smartphones despencaram. “Embora não possamos comentar sobre este cliente, compreendemos que há diversidade e opções no mercado”, afirmou Adam Emery, porta-voz da BlackBerry. “As grandes empresas deveriam pensar duas vezes antes de confiar em soluções desenvolvidas com base em uma tecnologia voltada ao consumidor, que não possui os benefícios de segurança comprovados que a BlackBerry sempre ofereceu”.