Fiat Strada recupera liderança entre os mais vendidos no Brasil em maio; veja top 10

Volkswagen Polo ocupava a liderança de vendas entre março e abril, mas, no mês passado, figurou na segunda posição

Equipe InfoMoney

(Fonte: Divulgação/ site Fiat)
(Fonte: Divulgação/ site Fiat)

Publicidade

Após dois meses na segunda colocação, a Fiat Strada recuperou sua posição como carro novo mais vendido no Brasil, entre automóveis e comerciais leves, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Foram 10.973 emplacamentos em maio, acima dos 8.484 do Volkswagen Polo, modelo que entre março e abril liderou o ranking. Na terceira posição, aparece o Chevrolet Onix com 7.901 carros vendidos no mês passado. O modelo manteve seu lugar no ranking de abril para maio.

Dos 10 mais vendidos no país, apenas a Strada é considerada comercial leve e há três SUVs na lista: Volkswagen T-Cross, Nissa Kicks e Hyundai Creta. Além disso, apenas um sedã figura no ranking, o Onix Plus, versão sedã do carro da GM.

Continua depois da publicidade

Veja os 10 carros novos mais vendidos em maio:

Marca/Modelo Unidades vendidas em maio
1. Fiat Strada 10.973
2. Volkswagen Polo 8.484
3. Chevrolet Onix 7.901
4. Hyundai HB20 6.691
5. Volkswagen T-Cross6.501
6. Fiat Mobi 6.148
7. Nissan Kicks 5.910
8. Hyundai Creta 5.739
9. Fiat Argo 5.552
10. Chevrolet Onix Plus (sedã)5.517
Fonte: Fenabrave

Como está o setor ?

No panorama do setor, as vendas de carros no Brasil apresentaram uma queda de 11,9% em maio, na comparação com abril: foram 183.214 unidades emplacadas, considerando automóveis e comerciais leves, como as picapes. Os dados também são da Fenabrave.

Na avaliação da entidade, a retração está ligada, principalmente, a um dia útil a menos em maio (21 dias em maio contra 22 dias úteis em abril), em razão de feriados.  

Continua depois da publicidade

“Embora o momento seja de cautela, em razão das dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul, cujos prejuízos das enchentes ainda estão sendo contabilizados, já que a situação local permanece crítica, as condições favoráveis do crédito mantiveram o mercado aquecido no restante do país, seja em maio como no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, fazendo com que o mercado total continue apontando viés positivo”, afirma José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave em comunicado.

Na comparação anual, realmente a venda de veículos no país subiu 10,16%. Ainda, 2024 também tem uma alta de 15,9% na venda de veículos novos na comparação com os cinco primeiros meses de 2023.

Segundo a entidade, das 722 concessionárias de veículos existentes no Rio Grande do Sul, cerca de 300 foram afetadas pelas chuvas.

Continua depois da publicidade

Baixe uma planilha gratuita para calcular seus investimentos em renda fixa e fuja dos ativos que rendem menos

Tópicos relacionados