Fiat lança mini-SUV como hatchback mais viril para atrair compradores

Em uma tentativa de sacudir o mercado dos EUA, o pequeno 500X fez sua estreia norte-americana no Salão do Automóvel de Los Angeles nesta semana

Publicidade

A Fiat está promovendo seu novo crossover compacto como uma versão mais viril do hatchback 500, dizendo em um anúncio que se trata de um veículo “pronto para a ação”.

Em uma tentativa de sacudir o mercado dos EUA, o pequeno 500X fez sua estreia norte-americana no Salão do Automóvel de Los Angeles nesta semana. Com quatro portas e assentos traseiros mais espaçosos que o minúsculo modelo básico de duas portas, a Fiat está tentando atrair os compradores afastando-os do Nissan Juke, do Kia Soul e do Chevrolet Trax, a ser lançado pela General Motors Co.

A Fiat Chrysler Automobiles NV precisa que o crossover compacto seja um sucesso para alcançar a meta de duplicar as vendas da marca italiana na América do Norte para 100.000 veículos até 2018. As vendas do subcompacto 500 nos EUA caíram 6 por cento neste ano após o lançamento da wagon 500L, que tem maior espaço interno.

“O 500X nos dará uma sensação de como eles serão fortes nos EUA porque esse carro tem o tamanho e a utilidade para ser um vendedor de grande volume”, disse Alec Gutierrez, analista da empresa de pesquisa automotiva Kelley Blue Book. “Serão necessários anúncios inteligentes e boca a boca para colocar a Fiat no radar nos EUA”.

A marca italiana está tentando exatamente isso e compara o crossover com um 500 revigorado por uma pílula azul, estilo Viagra. Em um anúncio on-line bem-humorado do carro, um velho amante italiano tenta jogar uma pílula na boca, mas erra o alvo e a atira pela janela. A pílula atravessa uma vila antes de acabar caindo no tanque de gasolina de um 500, transformando o hatchback em um mais potente 500X. O vídeo tem cerca de 4 milhões de visualizações no YouTube.

Pílula azul

Continua depois da publicidade

“O 500X é uma pílula azul para acordar esse mercado americano chato”, disse Olivier François, chefe de marketing da FCA, empresa com sede em Londres formada no mês passado pela fusão entre a Fiat e a Chrysler.

O veículo utilitário esportivo compacto é o primo italiano do Jeep Renegade. Os dois são construídos na mesma fábrica no sul da Itália e compartilham cerca de 40 por cento de suas peças. A aceitação dos dois modelos é um teste crítico para a viabilidade da combinação das duas fabricantes de carros regionais em um momento em que a empresa busca competir melhor com rivais internacionais maiores como a GM e a Volkswagen AG.

O 500X deverá ajudar as vendas norte-americanas da Fiat a darem um salto de 52 por cento no ano que vem, para mais de 98.000 veículos, e superar sua meta já em 2016, segundo a firma IHS Inc., que realiza prognósticos de mercado.

Continua depois da publicidade

O 500X “está mais em linha com as expectativas americanas” do que o 500L, que é mais volumoso, disse o CEO da FCA, Sergio Marchionne, no início deste mês, durante a apresentação do modelo na pista de Balocco, no norte da Itália. “Eu estou bastante esperançoso”.