Faróis de xênon são proibidos no Brasil

A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira. Apenas os veículos com instalação de xênon com CSV poderão circular normalmente

Publicidade

SÃO PAULO – O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu a instalação de faróis xênon no Brasil. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (7).

Segundo o texto, os veículos com instalação de xênon com CSV (Certificado de Segurança Veicular) até a data de publicação da resolução poderão circular normalmente, desde que estejam de acordo com a resolução 227/2007, que estabelece requisitos referentes ao sistema de iluminação de veículos.

De acordo com a resolução, há “a necessidade de estabelecer requisitos mais seguros para alteração do sistema de iluminação e sinalização de veículos automotores”.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Xênon
Os faróis de xênon chegaram a ser proibidos em 2009, mas foram liberados após regulamentação que estabeleceu limites de intensidade de luz, segundo a Agência Brasil.

A potência desses faróis é três vezes superior a dos faróis normais, podendo ofuscar a visão dos motoristas. É comum encontrá-los em automóveis importados.

Quem for flagrado pela fiscalização usando esse tipo de farol será penalizado com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.