Publicidade
SÃO PAULO – O gasto total das famílias brasileiras com produtos do setor têxtil foi de R$ 102 bilhões no ano passado, o que representa 3,7% das despesas de consumo dessas famílias, segundo revelou um levantamento da FGV Projetos, encomendado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).
Quase metade do total gasto (45%) referem-se à compra de artigos para mulheres, em sequência aparecem os gastos com aquisição de roupas masculinas (36%), infantis (17%) e tecidos e artigos de armarinho (2%).
Por região, os gastos foram distribuídos da seguinte maneira: Sudeste (46,3%), Nordeste (20,6%), Sul (18,9%), Norte (7,2%) e Centro-Oeste (6,9%).
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
PIB
Por fim, os dados indicam que o PIB da cadeia têxtil em 2012 atingiu R$ 38,3 bilhões, distribuídos em fabricação de produtos têxteis (R$ 8,1 bilhões), confecção de artigos de vestuário e acessórios (R$ 9,5 bilhões) e varejo de produtos têxteis e de confecção (R$ 20,7 bilhões).
De acordo com o presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Flávio Rocha, os ganhos de produtividade alcançados nos últimos anos devem servir de plataforma natural para aumentar a diversificação e a sofisticação dos produtos oferecidos aos clientes.