Falta de manutenção no veículo pode causar dores musculares em motoristas

Má postura e movimento repetitivos podem se tornar mais intensos, quando o veículo não passa por manutenção

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos motoristas reclamam de dores musculares ou problemas de saúde que estão relacionados com movimentos repetitivos e má postura que precisam adotar ao dirigir, quando há algum problema no automóvel, principalmente à parte de baixo.

De acordo com o consultor técnico da Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa, são comuns queixas de dores no pé e na panturrilha, quando há problemas de embreagem. Isso faz com que o pedal fique cada vez mais duro e o motorista precisa fazer cada vez mais força com o pé esquerdo sempre que vai trocar de marcha.

A falta de alinhamento pode causar dores no braço e nos ombros, já que, quando o carro não está alinhado, a direção tende a puxar para um lado, fazendo com que o motorista precise segurar cada vez mais forte na direção. O mesmo acontece com a falta de balanceamento, que faz a direção trepidar, causando desconforto muscular.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outros problemas
Problemas nos freios, como empenamento no disco, podem causar vibrações ao frear e, segundo Costa, muitos motoristas relatam a ele dores crônicas nos pés e, em casos extremos, até algum tipo de trauma, que muitas vezes nem eles percebem que pode estar relacionado ao problema no automóvel.

Até mesmo a falta de manutenção no ar condicionado pode afetar os motoristas. A equipe da Oficina Brasil constatou que a falta de manutenção neste item pode provocar rinites alérgicas e até crises de estresse, pois, quando o carro está com problemas de injeção eletrônica, os motoristas precisam ficar acelerando o tempo todo, para o veículo não sofrer uma pane no meio do trânsito.