Fique atento

Falhas de segurança da Intel também atingem iPhones, iPads e Macs, confirma Apple

Empresa afirma que vai liberar uma atualização para contornar o problema

SÃO PAULO – As falhas de segurança identificadas nos processadores da Intel atinge também todos os iPhones, iPads e Macs, confirmou a Apple nesta quinta-feira (4). Não existem, entretanto, casos conhecidos de ataques ligados às falhas.

Como forma de contornar o problema, a empresa anunciou também que dentro dos próximos dias vai liberar atualizações para todos os sistemas operacionais.

Além da Apple, a Microsoft também foi uma das afetadas; como solução, ela afirma que vai liberar uma atualização do Windows. O Linux e Mozzila tomarão as mesmas medidas.

PUBLICIDADE

Outras fabricantes de processadores como a AMD e ARM apresentam falhas de segurança em seus processadores, segundo uma pesquisa do Google divulgada nesta quarta-feira (3).

Considerando que as três empresas, incluindo a Intel, são as maiores fornecedoras de CPUs de computadores em todo o mundo, especialistas e analistas já dizem que o alcance das falhas é “universal”. Estima-se que todos os processadores das empresas fabricados nas duas últimas décadas sejam atingidos pelo problema.

Chamadas Meltdown e Spectre, as brechas de segurança são graves. A primeira quebra o isolamento entre os aplicativos de usuários e o sistema operacional, permitindo que hackers e programas maliciosos acessem a memória dos dispositivos e tenham acesso às informações presentes nele. Já a segunda afeta somente a segurança dos aplicativos: quando um é invadido, todos os demais aplicativos no dispositivo também ficam vulneráveis à invasões.

Quer investir melhor seu dinheiro? Abra sua conta na XP Investimentos.