Entenda

Falha em sistema da Apple permitiu acesso a computadores sem senha e login específicos

Nesta terça-feira (28) a Apple reconheceu a falha e logo em seguida liberou uma atualização para o sistema operacional que a soluciona

Por  Júlia Miozzo

SÃO PAULO – Uma falha no sistema operacional mcOS High Sierra, usado nos computadores Mac da Apple, permite que qualquer pessoa com físico acesso a um dos computadores pudesse entrar no sistema com o perfil de administrador sem nem mesmo inserir uma senha.

O problema foi identificado por um desenvolvedor turco, Lemi Ergin, que testou entrar no sistema com o login “root” e deixando o campo de senha em branco. Com isso, ao apertar o botão “Enter” por diversas vezes, ele conseguiu entrar no sistema do computador.

Nesta terça-feira (28) a Apple reconheceu a falha e logo em seguida liberou uma atualização para o sistema operacional que a soluciona. Na página da atualização, a Apple pede para que os usuários “instalem a atualização o mais rápido possível”; ela também programou uma atualização automática para todos os computadores que rodam a versão High Sierra, que será realizada ainda nesta quarta-feira (29).

“Segurança é uma das principais prioridades para qualquer produto da Apple, e lamentavelmente nós vacilamos com este lançamento do macOS. Nós realmente lamentamos esse erro e pedimos desculpas a todos os usuários de Mac, tanto pelo lançamento com a vulnerabilidade quanto pela preocupação que causou”, disse a Apple em comunicado.

Compartilhe