Facebook anuncia nova ferramenta de buscas na rede social

Resultados das buscas serão mais precisos, respondendo a perguntas específicas dos usuários, além de trazer resultados por fotos, vídeos e "curtidas"

Heraldo Marqueti Soares

Publicidade

SÃO PAULO – O segredo que o Facebook estava ocultando há alguns dias foi divulgado ontem na sede da empresa em Menlo Park, na Califórnia. O CEO Mark Zuckerberg anunciou o lançamento do Graph Search – “Busca Social” em português. A aposta número 1 da mídia internacional era o lançamento de um smartphone, no entanto uma possível ferramenta de buscas estava em segundo lugar nas previsões.

De acordo com a seção de gadgets da NBC News, o novo sistema de busca se baseia em informações de todos os amigos conectados à rede do usuário. “Hoje nós vamos fazer uma pequena viagem às nossas raízes”, contou o próprio Zuckerberg no começo da apresentação.

A ferramenta vai otimizar os resultados de buscas. Agora, perguntas como “quem são meus amigos em São Paulo?” poderão ser inseridas no buscador. Antes, informações próximas a isso eram encontradas somente com palavras-chave. O site da NBC News dá o exemplo: “suponha que você quer dar uma de cupido com um amigo que se mudou da Alemanha para Nova York, com o novo sistema de buscas será fácil encontrar os amigos deste amigo que passaram pela mesma situação”. O site também cita o caso de o usuário precisar de um bom dentista que já tratou seus amigos.

Continua depois da publicidade

Outra possibilidade será a de encontrar informações que só foram compartilhadas com o usuário que está realizando a busca. Além de mostrar resultados também pelo “curtir”, por fotos, vídeos e outros interesses.

Para testar a nova ferramenta, os usuários da versão em inglês podem se cadastrar na página www.facebook.com/about/graphsearch para ter acesso a informações explicando como tudo funciona. No entanto, Zuckerberg lembra que o Graph Search por enquanto é um produto “beta”, ou seja, ainda não está perfeito para se usar. “Mesmo que esteja em sua fase inicial, o Graph Search é uma forma completamente nova para as pessoas obterem informações no Facebook”, explicou o CEO.

Apesar de tudo isso, as ações do Facebook não foram impulsionadas pelo lançamento do novo produto de busca e fecharam em queda de 2,74%, negociadas a US$ 30,10.