Publicidade
SÃO PAULO – A exigência do consumidor em relação à qualidade e redução de custos são fundamentais para uma empresa decidir investir em inovação tecnológica.
De acordo com a Sondagem de Inovação, divulgada pela Abdi (Agência Brasileira e Desenvolvimento Industrial), 76% das grandes empresas tomam decisões sobre novos processos de fabricação e lançamento de produtos depois de avaliarem a necessidade do consumidor.
Quase 54% das empresas esperam inovar, sendo que 19,2% declararam ter intenção de inovar no mercado nacional, segundo a Agência Brasil.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Já 11% das empresas participantes da pesquisa informaram que desenvolviam algum projeto de pesquisa em nanotecnologia, o que envolve a criação de novos materiais para uso na fabricação de cosméticos, artigos de vestuários, tintas, vernizes e eletrodomésticos.
Investimento e participação no mercado
Ainda segundo a sondagem, a busca por maior participação no mercado e o crescimento da demanda interna receberam 69% e 61,9% das respostas, respectivamente. Quando se trata de decidir, o empresário une todas as variáveis para garantir competitividade com os produtos importados e cobrir os custos de operação no mercado de crédito doméstico.
Já em relação à expectativa de investimentos no terceiro trimestre do ano, 77% das grandes empresas tinham projetos, sendo que 60% falaram sobre lançar ao menos um produto novo para a empresa, mas com similar nacional, e 22,8% planejavam lançar novo produto no mercado.