Exigência do consumidor é fundamental para a inovação de empresas, aponta estudo

Necessidade do consumidor influencia 76% das grandes empresas em decisões sobre lançamento de produtos

Jéssica Consulim Roccella

Publicidade

SÃO PAULO – A exigência do consumidor em relação à qualidade e redução de custos são fundamentais para uma empresa decidir investir em inovação tecnológica.

De acordo com a Sondagem de Inovação, divulgada pela Abdi (Agência Brasileira e Desenvolvimento Industrial), 76% das grandes empresas tomam decisões sobre novos processos de fabricação e lançamento de produtos depois de avaliarem a necessidade do consumidor.

Quase 54% das empresas esperam inovar, sendo que 19,2% declararam ter intenção de inovar no mercado nacional, segundo a Agência Brasil.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já 11% das empresas participantes da pesquisa informaram que desenvolviam algum projeto de pesquisa em nanotecnologia, o que envolve a criação de novos materiais para uso na fabricação de cosméticos, artigos de vestuários, tintas, vernizes e eletrodomésticos.

Investimento e participação no mercado
Ainda segundo a sondagem, a busca por maior participação no mercado e o crescimento da demanda interna receberam 69% e 61,9% das respostas, respectivamente. Quando se trata de decidir, o empresário une todas as variáveis para garantir competitividade com os produtos importados e cobrir os custos de operação no mercado de crédito doméstico.

Já em relação à expectativa de investimentos no terceiro trimestre do ano, 77% das grandes empresas tinham projetos, sendo que 60% falaram sobre lançar ao menos um produto novo para a empresa, mas com similar nacional, e 22,8% planejavam lançar novo produto no mercado.