Ex-rei da internet, Yahoo pode ser vendido por “míseros” US$ 8 bilhões

Empresa é um possível alvo para a SoftBank Corp. Alibaba ou empresas de private-equity

Bloomberg

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A Yahoo! Inc. se reduzirá a uma fração do seu tamanho caso decida alienar a participação que ainda tem na Alibaba Group Holding Ltd.. Isso a tornará um possível alvo para a SoftBank Corp. ou para empresas de private-equity.

Marissa Mayer, CEO da companhia de US$ 46 bilhões, deve dar novas informações na próxima semana sobre a possível venda das ações da Alibaba e sobre como a Yahoo pretende evitar o pagamento dos impostos nessa transação. Como a empresa chinesa de comércio eletrônico é responsável pela maior parte do valor da Yahoo, restará aos acionistas uma companhia americana de publicidade e pesquisa na internet que vale de US$ 5 bilhões a US$ 8 bilhões, de acordo com estimativas de analistas compiladas pela Bloomberg. A Yahoo terá ainda uma participação de aproximadamente US$ 8 bilhões na Yahoo Japan Corp.

A SoftBank poderia comprar a Yahoo para aumentar sua própria participação na Yahoo Japan, mas ainda não se sabe quanto a operadora wireless japonesa estaria disposta a pagar por uma empresa americana que está sob pressão. Um pretendente do ramo de private-equity poderia ser atraído pelo dinheiro que as operações da Yahoo geram. Ou ainda, a Alibaba poderia adquirir a Yahoo, saldar as ações da Alibaba que a empresa americana possui e obter assim certa exposição ao mercado de tecnologia dos EUA.

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“Marissa Mayer tem que tomar uma decisão muito importante, entre dividir a empresa ou não fazer nada”, disse Neil Doshi, analista da CRT Capital em São Francisco, em entrevista por telefone. Caso se livrem da participação na Alibaba, “o tamanho da aquisição ficará muito mais administrável, e achamos que a Yahoo poderia se tornar um alvo muito mais atraente”.

Valor da Alibaba

Mayer disse em outubro que daria novas informações aos acionistas na próxima vez que a empresa divulgasse seus resultados, dia 27 de janeiro, sobre os planos para o restante da participação na Alibaba.

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“Muitos apontaram para o acréscimo de valor que ocorreria caso esta última parcela fosse taxada no momento de vendê-la a uma taxa inferior à das vendas anteriores”, disse Mayer à época. “Sabemos muito bem disso. Os melhores especialistas em impostos do país estão trabalhando intensamente em estruturas para maximizar para nossos acionistas o valor do restante de nossa participação na Alibaba”.

A Yahoo possui cerca de 384 bilhões em ações da Alibaba, que só poderá vender a partir de setembro, quando a abertura de capital realizada pela empresa nos EUA fizer um ano. Essa participação vale cerca de US$ 40 bilhões, ao passo que a participação na Yahoo Japan está cotada em aproximadamente US$ 8 bilhões. Isso significa que os investidores que comprarem ações da Yahoo hoje vão receber gratuitamente a empresa principal, dos EUA, sem dar-lhe crédito pelos quase US$ 7 bilhões que possui de caixa líquido.

Alternativas possíveis

Uma abordagem defendida por alguns acionistas seria alienar, sem impostos, as ações da Alibaba para uma empresa à parte; o valor iria aos investidores da Yahoo, e Mayer ficaria com uma empresa muito menor para administrar. Outra alternativa seria trocar as ações por outras de uma subsidiária com grandes recursos financeiros que não impliquem o pagamento de impostos, ou seja, que a Alibaba ou outra empresa afiliada desse dinheiro e um negócio ativo à Yahoo em troca de suas ações na Alibaba.

Sem os ativos asiáticos, a empresa principal da Yahoo pode valer até seis vezes os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, o equivalente a cerca de US$ 8 bilhões, de acordo com Brett Harriss, analista da Gabelli Co. Doshi, da CRT Capital, fixa o valor entre US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões.

Em qualquer um dos casos, ficaria muito mais fácil para um comprador digerir a situação. E as empresas asiáticas estão sondando alvos americanos nos setores de tecnologia e de meios.

SoftBank e Tencent

A SoftBank, com sede em Tóquio, é a controladora da operadora wireless Sprint Corp. e tem buscado mais investimentos nos EUA. A SoftBank e a Yahoo são as maiores acionistas da Yahoo Japan.

Do mesmo modo, a Tencent Holdings Ltd., a segunda maior empresa de internet da China, talvez seja um ofertante lógico para a Yahoo, pois está tentando se expandir nos EUA, de acordo com Doshi, da CRT Capital.

Além disso, a Alibaba também poderia decidir que quer a Yahoo.

A divulgação de resultados que ocorrerá na próxima semana deve revelar um pouco dos planos de Mayer aos investidores, embora muitos analistas afirmem que é improvável que ela queira administrar uma empresa menor ou vendê-la.

“Minha leitura é que eles darão mais informações, não uma decisão final”, disse Scott Kessler, analista da S&P Capital IQ em Nova York, em entrevista por telefone. “Essas questões podem ser muito mais matizadas e complicadas do que parecem”.

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