Turismo

EUA avaliam reabertura para viagens do Brasil e Europa

Assessores estudam a reabertura limitada ao mesmo tempo em que manteriam as restrições de viagens da China e do Irã

(Getty Images)

A Casa Branca tem discutido a reabertura de viagens do Reino Unido, de outros países europeus e do Brasil para os Estados Unidos, mesmo diante do aumento de casos de coronavírus, de acordo com pessoas a par do assunto.

Assessores – que incluem representantes do Conselho de Segurança Nacional, do Conselho Econômico Nacional e da Força-Tarefa do Coronavírus – estudam a reabertura limitada ao mesmo tempo em que manteriam as restrições de viagens da China e do Irã, disseram as pessoas, que comentaram as deliberações sob condição de anonimato.

Nenhuma recomendação formal foi feita ao presidente Donald Trump, segundo as pessoas, já que os casos de coronavírus ainda aumentam no Reino Unido e em outras partes da Europa. Se o plano for aprovado, reverterá as restrições de viagens impostas por Trump no início do ano, quando a Covid já atingia a Europa e a Ásia.

Os números de casos e mortes por coronavírus batem recorde nos EUA. Mais de 15 milhões de pessoas foram infectadas e cerca de 289 mil morreram no país, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. O número de morte diárias por Covid-19 nos EUA ultrapassou 3 mil pela primeira vez na quarta-feira.

Na Europa, muitos países enfrentam alta semelhante dos casos, o que obrigou governos a retomarem medidas de saúde pública para conter a propagação.

É improvável que as restrições de viagens sejam flexibilizadas para a China e o Irã, cujas relações com Trump têm sido conturbadas. Trump criticou o governo de Pequim pela condução da pandemia, que teria se originado na cidade chinesa de Wuhan. E as tensões com o Irã persistiram durante a presidência de Trump, que abandonou um acordo internacional que visa controlar o programa nuclear do país.

Treinamento gratuito: André Moraes mostra como identificar operações com potencial de rentabilidade na Bolsa em série de 3 lives – assista!