Model 3

Esse é o carro que vai popularizar os elétricos (barato, bom e muito rápido)

O carro vem com um grande questionamento: o seu timing - será que ele realmente vai ser entregue em 2017?

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A Tesla anunciou na noite desta quinta-feira (31) o surgimento do Model 3, o primeiro carro elétrico projetado “para as massas”. E ele tem tudo para ser um estouro: a expectativa é que este seja o carro que vai popularizar os elétricos. 

Ele é relativamente barato para um carro elétrico (US$ 35 mil nos Estados Unidos, e fica muito mais barato com os descontos de impostos federais), tem boas avaliações técnicas (os carros Tesla são notoriamente) e muito rápido: faz de 0-100 km/h em apenas seis segundos. “Não fazemos carros lentos”, avisou Elon Musk, CEO da Tesla. 

Contudo, o carro vem com um grande questionamento, mostra o Business Insider: o seu timing – será que ele realmente vai ser entregue em 2017? Com 115 mil pedidos antes das pessoas até mesmo verem o carro, muito menos testar o funcionamento, a resposta desta questão é crucial. A Tesla atrasou seus dois carros anteriores, o Model S e o Model X. 

PUBLICIDADE

Atrasar o Model 3 daria tempo para as montadoras tradicionais, como a GM – que já desenvolve o Bolt -, desenvolverem carros elétricos tão bons quanto o carro da empresa de Elon Musk.

O carro deverá contar com algumas das melhores especificações dos carros Tesla: vem com o piloto automático, que freia em situações de perigo sozinho e avisa de pontos cegos, mas as funções de assistência (como parar sozinho e mudar de faixa) deverão ser pagas a parte. As funções de segurança vão vir de graça. 

Além disso, o Model 3 terá 350 quilômetros de autonomia e poderá usar as estações de supercharge instaladas nos Estados Unidos, o que garante o carregamento da bateria de graça e de maneira rápida. Não há a mínima previsão do carro começar a ser vendido no Brasil. Mas se for o sucesso que se espera…