Publicidade
SÃO PAULO – Ficou mais fácil para os brasileiros comprarem carros nos últimos dez anos. Segundo dados de um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics, o número de salários mínimos necessários para adquirir um veículo caiu entre 2005 e 2015.
Há dez anos, o consumidor precisava de 124 salários mínimos para comprar um veículo hatchback, como Volkswagen Gol e Fiat Uno. Hoje, não necessários 66 salários mínimos para conseguir um carro da mesma categoria.
O levantamento levou em conta a evolução do salário mínimo e dos preços médios de carros de diferentes categorias no período, sem considerar os efeitos da inflação.
Masterclass Gratuita
Rota Liberdade Financeira
Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Entre 2005 e 2015, o salário mínimo do brasileiro passou de R$ 300 para R$ 788 reais, um aumento de 162%. Já o valor médio dos automóveis hatchbacks passou de R$ 37.227,79 para R$ 51.987,87, registrando uma alta de 39,65%.
Em todas as categorias avaliadas (hatchback, SUV, sedã, SW e Mini MPV), o número de salários necessários para comprar um carro caiu. Confira:
Hatchback
Preço em 2005: R$ 37.227,79
Salários mínimos: 124,09
Continua depois da publicidade
Preço em 2015: R$ 51.987,87
Salários mínimos: 65,97
Variação de preço: 39,65%
Sedan
Preço em 2005: R$ 51.125,23
Salários mínimos: 170,42
Preço em 2015: R$ 68.665,08
Salários mínimos: 87,14
Variação de preço: 34,28%
SUV
Preço em 2005: R$ 115.014,80
Salários mínimos: 383,38
Preço em 2015: R$ 119.424,38
Salários mínimos: 151,55
Variação de preço: 3,83%
SW
Preço em 2005: R$ 55.800,14
Salários mínimos: 186
Preço em 2015: R$ 66.302,43
Salários mínimos: 84,14
Variação de preço: 18,82%
Mini MPV
Preço em 2005: R$ 57.212,22
Salários mínimos: 190,71
Preço em 2015: R$ 62.334,18
Salários mínimos: 79,10
Variação de preço: 8,95%
Os motivos para o aumento do poder de compra do brasileiro em relação aos carros foi a expansão das montadoras no País e o avanço tecnológico na fabricação dos modelos. “Em 2005, existiam 30 marcas no mercado, agora temos 44. Assim, temos hoje mais versões e modelos disponíveis e com o aumento da oferta, o preço caiu”, afirma o pesquisador da Jato Dynamics, Mauricio Ogata.