Esforço de brasileiro para comprar carro caiu nos últimos 10 anos

Em 2005, consumidor precisava de 124 salários mínimos para comprar um veículo hatchback; hoje são 66 salários mínimos

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SÃO PAULO – Ficou mais fácil para os brasileiros comprarem carros nos últimos dez anos. Segundo dados de um levantamento realizado pela consultoria automotiva Jato Dynamics, o número de salários mínimos necessários para adquirir um veículo caiu entre 2005 e 2015.

Há dez anos, o consumidor precisava de 124 salários mínimos para comprar um veículo hatchback, como Volkswagen Gol e Fiat Uno. Hoje, não necessários 66 salários mínimos para conseguir um carro da mesma categoria.

O levantamento levou em conta a evolução do salário mínimo e dos preços médios de carros de diferentes categorias no período, sem considerar os efeitos da inflação.

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Entre 2005 e 2015, o salário mínimo do brasileiro passou de R$ 300 para R$ 788 reais, um aumento de 162%. Já o valor médio dos automóveis hatchbacks passou de R$ 37.227,79 para R$ 51.987,87, registrando uma alta de 39,65%.

Em todas as categorias avaliadas (hatchback, SUV, sedã, SW e Mini MPV), o número de salários necessários para comprar um carro caiu. Confira:

Hatchback
Preço em 2005: R$ 37.227,79
Salários mínimos: 124,09

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Preço em 2015: R$ 51.987,87
Salários mínimos: 65,97

Variação de preço: 39,65%

Sedan
Preço em 2005: R$ 51.125,23
Salários mínimos: 170,42

Preço em 2015: R$ 68.665,08
Salários mínimos: 87,14

Variação de preço: 34,28%

SUV
Preço em 2005: R$ 115.014,80
Salários mínimos: 383,38

Preço em 2015: R$ 119.424,38
Salários mínimos: 151,55

Variação de preço: 3,83%

SW
Preço em 2005: R$ 55.800,14
Salários mínimos: 186

Preço em 2015: R$ 66.302,43
Salários mínimos: 84,14

Variação de preço: 18,82%

Mini MPV
Preço em 2005: R$ 57.212,22
Salários mínimos: 190,71

Preço em 2015: R$ 62.334,18
Salários mínimos: 79,10

Variação de preço: 8,95%

Os motivos para o aumento do poder de compra do brasileiro em relação aos carros foi a expansão das montadoras no País e o avanço tecnológico na fabricação dos modelos. “Em 2005, existiam 30 marcas no mercado, agora temos 44. Assim, temos hoje mais versões e modelos disponíveis e com o aumento da oferta, o preço caiu”, afirma o pesquisador da Jato Dynamics, Mauricio Ogata.