Publicidade
SÃO PAULO – Os riscos de dirigir não se resumem aos acidentes. Passar horas ao volante também coloca em risco a saúde da coluna dos motoristas. Para o quiropraxista Jason Gilbert, escolher o modelo certo pode evitar lesões.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 85% das pessoas sentem dores nas costas decorrentes de problemas na coluna. “Faça um test drive de pelo menos 20 minutos e veja se depois desse tempo você ainda se sente desconfortável”, afirmou o especialista, por meio de nota.
Ele aconselha os motoristas a escolher os modelos que se adaptem melhor ao biotipo e altura. Nessa hora, o que vale é o conforto.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
De olho na coluna
Para escolher o modelo que pode evitar dores na coluna, Gilbert aconselha os motoristas a verificarem alguns itens do veículo. A poltrona, por exemplo, precisa ser firme para apoiar a coluna e as costas. O acento deve ser mais largo que os quadris e o apoio da coluna suficientemente largo para encaixar os ombros.
“Se a sua poltrona não possui um bom apoio lombar, adquira um, mantendo a coluna bem alinhada e em boa postura”, aconselha o especialista. “Mantenha sempre os cotovelos ao lado do corpo alinhados aos ombros”.
Outra dica é manter os calcanhares apoiados no chão. E, nesse ponto, as mulheres devem ter ainda mais cuidado, já que utilizar saltos não é recomendado.
Continua depois da publicidade
Até fora do carro são necessários cuidados. Na hora de sair dele, evite fazer esforço. E, ao descarregar o porta-malas, flexione o corpo ou se agache, contraindo os músculos abdominais e segurando o peso o mais próximo possível do corpo.
Em viagens muito longas, Gilbert também aconselha os motoristas a sair do carro a cada duas horas, levantando os joelhos para o alto. Aproveite o momento também para se alongar.