Ericsson processa Samsung por causa de patente

A Samsung já está envolvida em uma outra briga judicial com a Apple

Publicidade

SÃO PAULO – A fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações Ericsson entrou com uma ação judicial nos Estados Unidos contra a Samsung, alegando que a outra empresa se recusou a renovar um contrato para utilizar sua tecnologia. A empresa está buscando danos para o uso de suas patentes, pois a licença expirou no ano passado.

De acordo com o jornal Financial Times, a Ericsson afirmou que as patentes são essenciais para padrões de telecomunicações e de rede, bem como as invenções de aparelhos sem fio e produtos eletrônicos de consumo. Além de incluírem uma gama de tecnologias utilizadas em 2G, 3G e as redes 4G, além de inovações, como telas sensíveis ao toque e antenas de celulares, usadas em produtos da Samsung.

A empresa não quis detalhar o nível de danos causados, ou em que condições queriam renovar a licença, mas apontou para uma receita líquida de 580 milhões de libras em 2011, gerados a partir de mais de 100 licenças acordadas com outras indústrias. Ericsson detém mais de 30.000 patentes em todo o mundo, e no ano passado gastou US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

Samsung
A empresa afirmou que irá tomar todas as medidas legais necessárias para se proteger contra as acusações da Ericsson, segundo a publicação. Em nota, a Samsung alegou ter se comprometido a realizar negociações justas e razoáveis com a Ericsson, porém a empresa possui  taxas de royalties elevadas para renovar a carteira de mesma patente.