Época de chuvas: notebooks também precisam de atenção para evitar prejuízos

Variação da rede elétrica pode queimar a fonte do aparelho, obrigando o proprietário a gastar com troca de peças

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O período de chuvas não exige cuidados apenas com os carros, mas também com os notebooks. Isso porque a grande incidência de raios e as variações da rede elétrica podem danificar esses aparelhos, gerando prejuízos e até a perda de dados salvos no computador.

“Diferente do que muitos pensam notebooks também precisam ser protegidos contra variações da rede elétrica que podem queimar suas fontes. E como o equipamento pode sair de linha, dificultando a reposição de peças, é interessante investir em equipamentos de proteção de energia”, afirma o diretor de pesquisas do instituto de pesquisas IT Data, Ivair Rodrigues.

No Brasil, ter cuidado com esses aparelhos é muito importante, já que, de acordo com uma pesquisa da Nasa (agência espacial norte-americana) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o país possui a maior incidência de raios do mundo: entre 50 milhões e 70 milhões de raios por ano.

Proteção

Segundo Rodrigues, a utilização de sistemas de proteção também impede a perda de configuração de roteadores wireless, populares entre os usuários desses computadores. “A cada queda de energia, os roteadores podem ser desconfigurados e exigir manutenção profissional. Por isso, é melhor utilizar um estabilizador de tensão, para evitar avarias e gastos desnecessários”, diz.

Já a gerente de Trade Marketing da SMS Tecnologia Eletrônica, Malú Banzato Fantini, lembra que os problemas com a rede elétrica afetam os eletrônicos todo o ano. Porém, nesta época, a frequente incidência de tempestades e raios faz com que os usuários fiquem mais atentos à proteção de seus equipamentos. “Adquirir um estabilizador ou nobreak exige um investimento muito pequeno, se comparado aos prejuízos gerados pelas oscilações da rede elétrica”, afirma. Para ela, os usuários têm se conscientizado disso, o que tem aumentado a demanda por esses equipamentos.