Epic Games acusa Apple de bloquear Fortnite globalmente; jogo saiu do iOS

Desenvolvedora afirma que não pode distribuir Fortnite no iOS nem nos EUA nem na União Europeia após decisão da Apple

Reuters

(Divulgação/Epic Games)
(Divulgação/Epic Games)

Publicidade

A Apple bloqueou o videogame “Fortnite” em iPhones nos Estados Unidos e na loja da própria produtora do jogo na União Europeia, afirmou a Epic Games nesta sexta-feira (16).

O acesso ao Fortnite através do sistema operacional do iPhone e através da loja de aplicativos ficará indisponível em todo o mundo até que a Apple o desbloqueie, disse a Epic Games.

A Apple não comentou o assunto e a Epic Games não informou o motivo pelo qual o game foi bloqueado.

Organize sua vida financeira com a IA

A Epic, um estúdio de videogames com sede nos Estados Unidos, tem entre os principais investidores a chinesa Tencent, que é a maior produtora do setor no mundo. O Fortnite foi lançado em 2017 e seu formato de “battle royale”, em que ganha o último jogador que restar no game, tornou-se um sucesso instantâneo, atraindo milhões de jogadores.

Desde 2020, no entanto, a Epic trava uma batalha legal com a Apple, depois que a empresa alegou que a prática da Apple de cobrar até 30% de comissão sobre pagamentos dos jogadores violava as regras antitruste dos EUA.

A Apple baniu o Fortnite de sua loja de aplicativos em 2020, mas permitiu que o jogo voltasse no ano passado após a pressão das autoridades da União Europeia para que as grandes empresas de tecnologia cumprissem a Lei de Mercados Digitais do bloco.

Continua depois da publicidade

No ano passado, a Apple também aprovou o game no mercado de jogos da Epic Games em iPhones e iPads na Europa.

A Epic Games também venceu um processo contra a Apple no início deste mês.