Publicidade
SÃO PAULO – A classe residencial utilizou 4,9% mais energia em setembro, na comparação com o mesmo mês de 2007, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
O consumo de 7.817 GWh em setembro foi superior ao de 7.449 GWh registrado um ano antes. No acumulado do ano até o nono mês, houve aumento de 5,3%. Nos últimos 12 meses, o consumo já cresceu 5,0%.
Os dados são coletados pela EPE com agentes de consumo do sistema elétrico nacional, compreendendo consumidores livres, cativos e outros, que usam a rede elétrica de transmissão e distribuição.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Motivos para aumento mensal
O relatório da EPE revelou que, em setembro, a despeito dos efeitos de reclassificação e recadastramento de consumidores conduzidos por algumas concessionárias das regiões Sul e Sudeste, o avanço no número de consumidores revela impulso na universalização do serviço.
Além disso, o bom resultado também pode ser associado ao Programa Luz Para Todos do Governo Federal, cujos principais beneficiados, cerca de 55% dos participantes do programa, encontram-se na região Nordeste, conforme dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia.
Crescimento nas regiões
De acordo com a EPE, as taxas mais altas de crescimento anual no consumo de energia elétrica residencial foram registradas no Norte e no Nordeste, que obtiveram um aumento de 11,4% e 9,5%, respectivamente, entre setembro de 2007 e 2008.
Continua depois da publicidade
Já em relação aos últimos 12 meses, houve alta de 6,8% no Norte e de 6,7% no Nordeste, as maiores registradas. A menor alta no consumo, por sua vez, ficou com o Sul, com 2,8%.
No acumulado do ano até setembro, o Sul também teve o menor crescimento, com 2,3%, enquanto que o Nordeste e o Norte mantiveram a liderança ambos com acréscimos de 7,4%.