Empréstimo consignado: taxa de juro cai e registra 2,26% ao mês em dezembro

Na comparação com novembro, houve queda de 1 ponto-base, e frente ao último mês do ano passado, avanço de 18 p.b.

Publicidade

SÃO PAULO – A taxa de juros cobrada pelos bancos nos empréstimos consignados caiu para 2,26% ao mês em dezembro. Na comparação com novembro (2,27% a.m.), houve queda de 1 ponto-base, e frente ao décimo segundo mês do ano anterior (2,08% a.m.), verificou-se uma alta de 18 p.b.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (27), baseiam-se na Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central, que também analisa as taxas de juros em geral.

Taxas mais atrativas

Os empréstimos consignados são aqueles cujas parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento dos beneficiários. Por esta razão, o risco de inadimplência é bem menor, o que permite a cobrança de juros mais baixos em relação às demais taxas praticadas no mercado nas linhas de crédito pessoal tradicionais.

Planner InfoMoney

Mantenha suas finanças sob controle neste ano

Essa afirmação fica evidente ao analisarmos os dados da tabela abaixo, que compara a taxa cobrada nas operações de crédito consignado com as demais operações de crédito pessoal:





















Taxa de juros
(% ao mês)
Dezembro 2007 Novembro 2008 Dezembro 2008
Consignado 2,08 2,27 2,26
Crédito pessoal (outros) 3,94 4,77 4,86
Crédito pessoal (média) 3,19 3,99 4,02

Fonte: Banco Central

Popularização comprovada

No último mês de 2008, o volume total de crédito consignado alcançou R$ 78,786 bilhões, o que representa um avanço de 21,80% frente a dezembro de 2007 e de 0,9% em um mês. Mesmo com o aumento, a participação do crédito consignado no total de crédito pessoal apresentou estabilidade, ficando em 55,2% em dezembro.

Continua depois da publicidade

Além disso, a análise do relatório do Banco Central permite constatar que as linhas de crédito consignado têm impulsionado de maneira significativa a concessão de crédito pessoal e que são mais populares entre os funcionários públicos (86,66% do total concedido em dezembro) do que entre os do setor privado.