Embaixada dos EUA realiza mutirão para concessão de vistos no sábado

Mutirão ocorrerá em São Paulo, Rio de Janeiro e no Recife. Ideia é atender à demanda, que deve ser 30% maior neste ano

Publicidade

SÃO PAULO – Os brasileiros que precisam de visto para os Estados Unidos podem aproveitar o sábado (18) para resolver a questão. A embaixada do país norte-americano e os consulados realizarão um mutirão para atender os pedidos de concessão de vistos de turismo.

O atendimento ocorrerá nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Nas capitais paulista e carioca também haverá atendimento no feriado de Corpus Christi, no dia 23. O objetivo dos plantões, de acordo com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, é atender à demanda de “forma adequada”.

De acordo com a missão diplomática dos EUA no Brasil, as filas em busca de concessão de vistos nas embaixadas e nos consulados costumam se formar pela manhã e findam apenas a tarde. “Estamos fazendo esse trabalho extra para ajudar os brasileiros a viajar”, disse Shannon. “Os diplomatas e os funcionários de toda a missão estão empenhados nesse objetivo. Esperamos que esse esforço ajude os brasileiros com os planos de viagens de turismo, negócios ou estudos”.

Crescimento
Segundo dados do governo dos Estados Unidos, os pedidos de vistos de não imigrantes aumentaram 230% nos últimos cinco anos. Apenas em 2010, o Consulado-Geral de São Paulo emitiu mais de 319 mil vistos. O número é o maior dentre todas seções consulares do país norte-americano no mundo.

Neste ano, a previsão é que o número de pedidos de concessão de vistos seja 30% maior frente ao ano passado. Segundo a missão, cerca de  95% dos brasileiros têm seus vistos aprovados, sendo a maioria de turismo e negócios (B1/B2), com validade de 10 anos.

Reforço de equipes para emissão de passaportes no RJ
Na última quinta-feira (16), o Núcleo de Passaporte da Delegacia de Imigração da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim interrompeu o atendimento, por conta de um problema no servidor da internet. O problema está solucionado, mas a demanda cresceu nesta sexta-feira (17).

Continua depois da publicidade

Com isso, de acordo com a Agência Brasil, a Polícia Federal reforçou a equipe e, a partir do próximo dia 27, agentes de outros estados atenderão no Rio de Janeiro até setembro. Também está prevista a aquisição de mais máquinas para aquisição de passaportes.

Segundo a PF, os pedidos de passaportes vêm crescendo na capital fluminense, passando de 122 mil em 2009 para 152 mil em 2010. Com as mudanças, o órgão espera que 200 mil passaportes sejam emitidos neste ano.