Em dia de Multa Zero, marronzinhos e CET enfim chegam a um acordo

Protesto continua nesta quarta-feira; durante o dia, fiscais decidirão em assembléia se fecham acordo com a CET

Publicidade

SÃO PAULO – Esta quarta-feira, dia 9 de agosto, é dia de mais um Multa Zero em São Paulo. Os agentes fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), conhecidos como marronzinhos, não autuarão motoristas que forem flagrados infringindo as leis de trânsito, dando preferência à repreensão e instrução verbal.

Este é a terceira ação do gênero realizada pela categoria, como protesto contra a proposta da companhia de elevar a carga de trabalho de 6 horas para 8 horas diárias sem aumento de salário, além de redução do adicional de férias.

Os funcionários, por sua vez, queriam elevação salarial de 7%, reajuste de benefícios, como o tíquete refeição, reinclusão dos maridos no plano de saúde e criação de previdência privada, entre outras reivindicações.

Consenso

As diretorias da CET e do sindicato (Sindviários) estão negociando e, após pelo menos quatro reuniões, podem ter chegado a um acordo. Segundo o presidente do Sindviários, Luiz Antonio Queiroz, houve consenso entre as duas partes no último encontro.

A companhia aceitou uma nova proposta dos funcionários, que estabelece manutenção do acordo atual (não haverá, por exemplo, a reinclusão dos esposos no convênio médico), mas com reajuste de 3% no salário, que começará a ser aplicado em janeiro de 2007, retroativo a maio.

Assembléias

Os fiscais se reunirão nesta quarta-feira em assembléia, em três horários (10h, 13h e 19h) para discutir se fecham o acordo. Para Queiroz, a tendência é de que isso ocorra, o que colocará um fim no Multa Zero.

Continua depois da publicidade

As reuniões acontecerão no vão da Câmara Municipal e a expectativa é de que mais de 1,2 mil marronzinhos compareçam.