Publicidade
SÃO PAULO – A partir de 2010, a Chrysler começa a vender carros elétricos e híbridos nos EUA e na Europa. A empresa estabeleceu essa mesma meta para as marcas Jeep e Dodge, as quais integram o grupo no Brasil.
Os protótipos que estão sendo desenvolvidos são os da Dodge EV, Jeep EV, além do Chrysler EV.
A tecnologia
Os automóveis produzidos terão uma tecnologia formada por um motor elétrico para tracionar as rodas, um sistema de baterias para a ignição, e um controlador que gerencia o fluxo de energia.
A inovação será aplicada tanto em carros com tração dianteira, como também naqueles com trações traseira e nas quatro rodas, informou a Agência AutoInforme.
Recarregando a bateria
Nada de posto de gasolina ou problema com falta de combustível, os novos automóveis propostos para 2010 pela Chrysler terão que ser recarregados através de uma tomada de 110V, durante 8 horas.
O tempo de recarga ainda pode ser reduzido pela metade, se o carro for conectado em uma tomada de 220V.
Continua depois da publicidade
Em alta velocidade
Se tomar como base o esportivo Dodge com tração traseira, por exemplo, ele será equipado com motor elétrico de 268 cv, uma bateria e um controlador integrado de energia.
Segundo os responsáveis pela engenharia, o protótipo chega a 100 km/h em menos de cinco segundos. O automóvel chega a atingir velocidade máxima de 192 km/h.
Outros veículos ecológicos para 2010
No princípio de agosto deste ano, a Nissan Motor Co. já havia apresentado, no Japão, dois protótipos de veículos ecológicos. Um 100% elétrico e o outro híbrido e elétrico. Ambos são movidos a bateria de lítio-íon.
Continua depois da publicidade
A expectativa da montadora é que a comercialização do primeiro se dê também no ano de 2010, com início da venda mundial em 2012.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro