Eletroeletrônicos: novas cotas de consórcios caem quase 5% até agosto

Nos oito primeiros meses de 2010, houve a venda de 63,5 mil cotas, frente as 66,7 mil vendidas no ano passado

Publicidade

SÃO PAULO – A venda de novas cotas de consórcios de bens móveis duráveis, como eletroeletrônicos, caiu 4,8% nos primeiros oito meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2009.

Segundo estudo da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) divulgado na terça-feira (5), foram comercializadas 63,5 mil cotas de janeiro a agosto, frente as 66,7 mil adquiridas no ano passado.

Comercializações e contemplações
Assim como as vendas de cotas registraram resultados negativos, o número de participantes e contemplações também caiu.

No que diz respeito aos participantes, eles atingiram o número de 96,2 mil em agosto, o que representa uma queda de 11,5% frente aos 108,7 mil consorciados verificados em igual mês do ano passado.

Já as contemplações (momento em que os consorciados têm a possibilidade de adquirir os bens) recuaram 20,2% de janeiro a agosto, passando de 33,6 mil no mesmo período de 2009 para 26,8 mil este ano.

Considerando todos os grupos – veículos, imóveis, bens móveis duráveis e serviços, o número de participantes ativos no sistema de consórcio chega a mais de 3,93 milhões em 2010.