Dos carros vendidos no Brasil, 2,5% não são equipados para ter ar-condicionado

De acordo com pesquisa da AutoInforme, esses modelos não estão preparados para receber o sistema de refrigeração

Publicidade

SÃO PAULO – Nem todos os modelos de autos vendidos no País podem ter ar-condicionado. De acordo com levantamento realizado pela Agência AutoInforme, 2,5% dos carros comercializados no Brasil não têm disponibilidade para serem equipados com o sistema de refrigeração.

Considerando os 912 modelos ofertados no mercado interno brasileiro, 636 já têm o equipamento de série, outros 523 oferecem o ar como opcional e apenas 23 não podem ser equipados com o sistema, diz o estudo.

Vendas
Apesar disso, a agência verificou que o volume de unidades vendidas com ar-condicionado não corresponde ao número de veículos que têm o equipamento. Ao contrário, os modelos sem o sistema de refrigeração estão entre os mais vendidos.

Continua depois da publicidade

A agência calcula que 80% dos carros e comerciais leves vendidos no Brasil já vêm com ar-condicionado, 99% dos importados têm o equipamento de série.

Dentre as marcas, a Renault, a Peugeot e a Honda oferecem o equipamento no mínimo como opcional, enquanto a Toyota, Citroën, Hyundai e Kia já equipam seus modelos com ar-condicionado de série.

Nas grandes montadoras, diz a agência, apenas os carros pequenos podem vir sem o ar, como o Gol e Fox da Volks, Classic e Celta da General Motors, Ka e Fiesta da Ford, e Palio e Mille da Fiat.