Dificuldade de manter renda estável é entrave para planejar aposentadoria

Pesquisa ainda mostrou que, dentre aqueles que planejam aposentadoria, 81% o fazem por meio do INSS

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Bradesco Vida e Previdência mostrou que a maioria dos idosos brasileiros não se preparou para a velhice, seja porque eles deixaram a vida passar e não imaginavam que chegariam a esta etapa, resposta de 28% dos entrevistados, seja porque a situação financeira era complicada e não viabilizava o planejamento (50% de respostas).

Os 2 mil entrevistados disseram que se arrependem de não terem economizado mais ou de não terem planejado as finanças.

Destaque para o INSS

De acordo com o estudo, quando analisados os idosos que planejaram a aposentadoria, 81% deles o fizeram por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A previdência aberta respondeu por 19% dos casos, enquanto poupar dinheiro ficou com 6% das respostas. Seguem na lista imóveis (4%), previdência fechada (2%) e previdência do setor público (1%).

Em relação aos que contribuíram para o INSS, na classe A, eles são 65%, enquanto na classe B eles são 59% e, na classe C, 43%.

Aposentadoria

O estudo revelou que o principal motivo para aqueles que ainda não se aposentaram é a falta de tempo, resposta de 59% da classe A, de 79% da classe B e de 72% da classe C, de acordo com a tabela abaixo, que aponta as razões pelas quais os idosos ainda estão trabalhando:

Item Classe A Classe B Classe C
Ainda não pode se aposentar (tempo) 59% 79% 72%
Não tem aposentadoria 18% 9% 17%
O rendimento da aposentadoria é baixo 9% 4% 4%
Gosta de trabalhar 12% 3% 4%
Para ocupar o tempo 2% 5% 3%

Fonte: Bradesco Vida e Previdência