Publicidade
SÃO PAULO – Pesquisa realizada pelo Bradesco Vida e Previdência mostrou que a maioria dos idosos brasileiros não se preparou para a velhice, seja porque eles deixaram a vida passar e não imaginavam que chegariam a esta etapa, resposta de 28% dos entrevistados, seja porque a situação financeira era complicada e não viabilizava o planejamento (50% de respostas).
Os 2 mil entrevistados disseram que se arrependem de não terem economizado mais ou de não terem planejado as finanças.
Destaque para o INSS
De acordo com o estudo, quando analisados os idosos que planejaram a aposentadoria, 81% deles o fizeram por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A previdência aberta respondeu por 19% dos casos, enquanto poupar dinheiro ficou com 6% das respostas. Seguem na lista imóveis (4%), previdência fechada (2%) e previdência do setor público (1%).
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Em relação aos que contribuíram para o INSS, na classe A, eles são 65%, enquanto na classe B eles são 59% e, na classe C, 43%.
Aposentadoria
O estudo revelou que o principal motivo para aqueles que ainda não se aposentaram é a falta de tempo, resposta de 59% da classe A, de 79% da classe B e de 72% da classe C, de acordo com a tabela abaixo, que aponta as razões pelas quais os idosos ainda estão trabalhando:
| Item | Classe A | Classe B | Classe C |
| Ainda não pode se aposentar (tempo) | 59% | 79% | 72% |
| Não tem aposentadoria | 18% | 9% | 17% |
| O rendimento da aposentadoria é baixo | 9% | 4% | 4% |
| Gosta de trabalhar | 12% | 3% | 4% |
| Para ocupar o tempo | 2% | 5% | 3% |
Fonte: Bradesco Vida e Previdência