Dia dos Despachantes, 26 de agosto, foi criado para reconhecer seu esforço

Categoria torna a vida em sociedade menos tumultuada e ajuda pessoas e instituições a não se perderem na burocracia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – No dia 26 de agosto se comemora pela 14ª vez o Dia do Despachante no Estado de São Paulo, onde a categoria atua há mais de 80 anos.

Segundo o Sindicato dos Despachantes no Estado de São Paulo (Sindespachantes), a data foi escolhida por ser o dia em que foi aprovado o projeto de lei que regulamentou as atividades dos despachantes junto aos órgãos públicos, considerado um dia de vitória.

No texto de justificativa da proposta que institui a data comemorativa, o autor, Deputado Sylvio Martini, diz que fazê-lo era uma forma de reconhecer o esforço do grupo que contribui para que a vida em sociedade seja menos tumultuada.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Histórico

Em 1809, um príncipe regente da Real Junta de Comércio assinou um decreto criando o ofício de despachante em todo o País, o profissional incumbido de cobrar impostos, despachar mercadorias e legalizar imóveis e veículos, entre ouras atribuições.

Com a chegada da República, foram divididos em duas classes: os despachantes alfandegários, que hoje são chamados de aduaneiros, e os oficiais, atualmente denominados documentalistas.

Sindicato

Ao longo dos anos, a categoria enfrentou alguns obstáculos, mas, de acordo com o sindicato, criado em 1937, trata-se de uma “trajetória cheia de lutas e vitórias”.

Continua depois da publicidade

Atualmente, sua maior reivindicação diz respeito à aprovação do Projeto de Lei 3752/97, do deputado Arnaldo Faria de Sá, que institui a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais dos Despachantes.

Nas palavras do atual presidente, Francisco Castro Pereira, “nossa luta não é de hoje, e será sempre em defesa da nossa categoria e dos (…) que vêem os despachantes como profissionais imprescindíveis para o bom andamento de seus negócios”.