Dia do Cliente: veja o que fazer para aproveitar as promoções e evitar ciladas no pagamento

Brasil registra, em média, mais de mil tentativas de fraudes financeiras digitais por hora

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

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Nem todo mundo sabe, mas neste 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. Ele acontece seis meses depois do Dia do Consumidor, em 15 de março, e busca estimular as compras em um mês sem datas comemorativas de estímulo ao consumo.

O varejo vem consolidando a data, com promoções que atraiam os consumidores às lojas — tanto físicas como as do ambiente online. Mercado Livre, Amazon, Americanas e Shoptime são algumas varejistas que participam da data no Brasil.

Embora seja uma oportunidade de comprar algum produto mais em conta, datas comemorativas abrem brechas para fraudes e golpes, dizem os especialistas que monitoram essas ocorrências criminosas.

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O Brasil registra, em média, mais de mil tentativas de fraudes financeiras digitais por hora, segundo análise recente da PSafe, empresa de cibersegurança. No primeiro semestre foram computadas mais de 5 milhões de tentativas de golpes, quase o dobro do registrado no mesmo período de 2021.

Somente em julho, 1,3 milhão de detecções de tentativas de golpes caíram no pente-fino da Psafe. “Isso representa um aumento de 600% em relação ao ano passado, quando foram bloqueadas pouco mais de 187 mil no mesmo mês. O aumento é alarmante.”, alerta Marco DeMello, o CEO da PSafe.

Datas promocionais cada vez mais trazem um cenário incerto na hora de consumir: de um lado, estão as promoções; e, de outro, o medo de ter um cartão de crédito clonado, dados vazados, boletos ou QRCodes falsos e chaves Pix de golpistas, entre outros riscos.

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Diante disso, o InfoMoney compilou dicas sobre como não cair em golpes em eventos promocionais. As informações são de PSafe e Kaspersky, outra empresa de segurança digital.

Confira: