Publicidade
SÃO PAULO – O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) está investigando cerca de 19 mil condutores e 200 auto-escolas da capital paulista, Grande São Paulo e Santos por denúncias de fraudes.
Os condutores estão com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) bloqueada e são informados no momento da renovação ou da troca da CNH provisória pela definitiva.
Condutores
Uma correspondência foi enviada a todos os condutores solicitando o comparecimento à Corregedoria para a regularização da carteira.
Continua depois da publicidade
O Detran cruza as declarações dos condutores com os dados pessoais e os dados do processo de habilitação informados ao órgão no momento da renovação ou da solicitação da primeira CNH.
Se a fraude for comprovada, o cidadão perde a CNH e será indiciado em inquérito policial por falsidade ideológica.
Auto-escolas
Com relação às auto-escolas, a confirmação da irregularidade pode gerar punição administrativa, como advertência, suspensão ou cancelamento da licença de funcionamento por dois anos, dependendo do caso.
A assessoria de imprensa do Detran informou que as investigações são sigilosas e os nomes das auto-escolas envolvidas só serão divulgados após o término do processo.