Detran amplia prazo de licenciamento para placas final 2 devido a greve

Geralmente, donos de veículos com placas terminadas em 2 devem realizar o licenciamento anual obrigatório até o último dia útil de maio

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Devido à greve de caminhoneiros, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) ampliou até o dia 15 de junho o prazo do licenciamento 2018 para os donos de veículos com placas de final 2 – sem penalizações.  Autuações e apreensões só ocorrerão a partir de 16 de junho. “A medida é consequência de portaria publicada para evitar transtornos por atrasos provocados pela paralisação no envio de documentos via Correios, com o de licenciamento”, informou o órgão.

Geralmente, donos de veículos com placas terminadas em 2 devem realizar o licenciamento anual obrigatório até o último dia útil de maio: no caso deste ano, dia 30. Pela legislação, veículos não licenciados ficariam impedidos de rodar a partir de 1º de junho — prazo prorrogado pela portaria.

Licenciamento em atraso gera a remoção do veículo ao pátio. Além disso, conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado é infração gravíssima e o proprietário recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na habilitação. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pagar o licenciamento em atraso também gera a cobrança de multa e juros de mora. Caso não seja feito o pagamento, o dono do veículo pode ter o nome inscrito no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados (Cadin) e na dívida ativa do Estado pelo débito em aberto.

Quer começar a investir? Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.