Publicidade
SÃO PAULO – O conjunto de vela de ignição é responsável pela produção de faíscas elétricas que causam a queima da mistura do oxigênio-combustível, que gera energia para o trabalho do motor que movimenta o veículo.
Com o passar do tempo, o desgaste das velas pode causar dificuldade nas partidas, falhas nas acelerações e retomadas, perda de potência e ainda, o aumento no consumo de combustível.
Esses sintomas revelam que é hora de realizar a troca do equipamento. O ideal é que sejam observadas as condições dos cabos de ignição, que são responsáveis por conduzir a energia produzida na bobina de ignição às velas do motor.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Desgastes das velas
Um dos motivos para o desgaste das velas é a utilização de combustível de procedência duvidosa, que pode superaquecer as peças e gerar a carbonização dos eletrodos.
Além disso, os filtros de ar e combustível sujos ou válvulas injetoras com problemas de funcionamento também podem desgastar as velas de ignição, gerando o aumento do consumo de combustível e do nível de emissão de poluentes, e ainda, falhas no sistema de ignição.
Cuidados
O motorista deve consultar o manual do fabricante antes de realizar a troca para verificar qual é a vela ideal para o motor do veículo.
Continua depois da publicidade
A manutenção preventiva e o abastecimento em postos confiáveis são as melhores formas de evitar problemas com as velas e cabos de ignição e, conseqüentemente, garantir mais segurança ao veículo, além de contribuir para a redução de emissão de poluentes.