Publicidade
SÃO PAULO – A Dell, maior fabricante de computadores pessoais do mundo, anunciou nesta terça-feira (15 de agosto de 2006) um recall de 4,1 milhões de seus laptops que usam baterias fabricadas pela japonesa Sony, por causa de riscos de explosões.
Devido à ocorrência de estouros e início de chamas por causa de superaquecimento da peça, a fabricante norte-americana recomenda que os consumidores interrompam imediatamente o uso das baterias, que são de lítio-íon, e procurem a empresa para reposição da peça.
O maior recall da história dos eletrônicos
Segundo a Dell, trata-se de um defeito de fabricação das baterias. Os modelos de notebook englobados nesse grupo são o Latitude, o Inspirion, o XPS e o Precision vendidos entre abril de 2004 e 18 de julho de 2006.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Dependendo da quantidade de máquinas que forem devolvidas, os custos do recall, que é o maior já visto no universo dos eletrônicos de consumo, podem ultrapassar os US$ 300 milhões. A Sony, que admite sua participação na responsabilidade, disse que ajudará a parceira a cobrir os gastos.
As mesmas baterias são usadas em outros computadores, mas um porta-voz da japonesa declarou que o risco de explosões é restrito às máquinas da Dell.