De tanto economizar, você virou um “pão duro”?

Fique atento aos sinais do pão duro crônico: dificuldade de puxar a carteira, ausência de troco, dificuldade de dar gorjeta e de retribuir gentileza financeira

Publicidade

SÃO PAULO – Se gastar demais pode colocar você em sérios apuros financeiros, adotar uma postura extremamente conservadora com relação ao dinheiro pode acabar lhe transformando em um “pão duro”. Para quem não está seguro de se encaixar neste perfil, elaboramos abaixo uma lista com os dez tipos mais comuns de “pão duro”.

Reflita sobre as seguintes perguntas. Você vai ao restaurante, mas quando a conta chega sente uma necessidade de se ausentar para evitar ter que pagá-la? Depois de jantar em um restaurante maravilhoso, você deixa apenas R$ 1,00 de gorjeta? Você é daqueles que sempre reclama da qualidade do serviço, com o objetivo de receber algum tipo de desconto?

Por que uma pessoa é “pão dura”?
Na visão da psicóloga norte-americana Olívia Mellan, e também autora do livro “Guia para Psicologia do Dinheiro”, a preocupação excessiva do pão duro com relação ao dinheiro reflete um distúrbio psicológico. Para estas pessoas, o dinheiro é uma forma de segurança.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

Em geral, são pessoas que acreditam que, se não adotarem este tipo de postura com relação aos seus gastos, futuramente enfrentarão enormes problemas financeiros. Mas, como explicar a transformação de uma pessoa em um pão duro?

As razões por trás deste tipo de atitude são várias. Pode se tratar de um trauma de infância, no qual nunca havia o suficiente para todos. Neste caso, o pão duro busca evitar que isso venha a se repetir na fase adulta.

Outra possibilidade é que se trate de que você esteja apenas agindo da forma como aprendeu com seus pais, quando ainda era uma criança. Não são raros os casos de pessoas que se transformam em pão duro em reação à existência de um gastador compulsivo na família. Nestes casos, agir de maneira oposta ajuda.

Continua depois da publicidade

Quando os opostos se atraem
Já ouviu falar que no amor as pessoas de gênios opostos se atraem? Segundo a psicóloga, na maioria dos relacionamentos em que o comportamento dos dois cônjuges com relação a dinheiro é totalmente distinto, aos poucos a tendência é que haja uma polarização.

Assim, ela afirma que, mesmo quando dois gastadores se juntam, eventualmente eles tendem a polarizar e surge uma disputa pelo cargo de maior gastador. Em alguns casos, contudo, o indivíduo pode acumular as duas personalidades, estas pessoas, segundo Olívia, tendem a poupar tanto que, em um determinado momento, perdem o controle e gastam.

Ainda que a polarização seja inevitável, a psicóloga acredita que seja possível mudar o perfil do pão duro. Mas, para isso é preciso que ele queira mudar, e em geral isso só acontece quando existe o risco de perda, seja afetiva, material, etc. Abaixo, descrevemos alguns exemplos de pessoas que se encaixam no perfil de pão duro.

Mas, se você conhece alguém que não se encaixa em nenhum desses perfis, mas por motivos que não parecem clínicos sempre vai ao toalete antes da conta chegar, desconfie! Pode ser um caso raro de incontinência financeira, seu amigo simplesmente não consegue se controlar e puxar a carteira na hora H.